O Instituto Estadual do Ambiente do Rio (Inea/RJ) realizou no início do ano o resgate de dois cachorros que estavam em situação de risco na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Aventureiro, no Parque Estadual da Ilha Grande, na praia de Provetá. A equipe flagrou um cachorro macho, de porte pequeno, de raça não definida e outro tigrado. Os animais estavam em estado de abandono e maus tratos, presos em uma caixa, sem água e sem comida, apesar de estarem em casas de família.
A operação foi montada após denúncia anônima, encaminhada pela gestora da Unidade de Conservação. Os responsáveis foram identificados e autuados por maus-tratos e abandono de animais domésticos. A situação foi encaminhada à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), para providências legais.
Os animais estavam presos por corda, com corrente, sem acesso a água e comida. Foi colada uma placa notificando o proprietário, que os animais foram resgatados pelo Inea/RJ. Os animais foram resgatados e encaminhados para locais adequados para o seu desenvolvimento e bem-estar.
Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio podem ser feitas ao serviço Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 21-2253-1177 (capital).
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.