Inscrições para o Encceja 2025 estão abertas

0
35

Encceja é a oportunidade para jovens concluirem os estudos. | Foto: Reprodução

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) estão abertas até o dia 2 de maio pela plataforma oficial do exame.

O Encceja é direcionado a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. Por meio da aprovação no exame, o candidato pode obter o diploma do ensino fundamental ou do ensino médio. Este ano, as provas serão aplicadas no dia 3 de agosto.

Como funciona o Encceja

Para inscrição na prova do ensino fundamental é necessário que o candidato tenha, no mínimo, 15 anos completos. Já para o ensino médio, a idade mínima exigida é 18 anos completos. Antes da inscrição, é recomendado a leitura do edital do Encceja 2025, disponível aqui.

O exame é realizado pelo Inep e a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação de Estados e Municípios. No ato da inscrição, o candidato poderá solicitar atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social, seguindo as orientações do edital.

As provas acontecem em um único dia, neste ano no dia 3 de agosto. Elas são organizadas por etapa de ensino, fundamental e médio, e divididas em quatro áreas de conhecimento.

Se prepare para o Encceja

O SEJA é um curso, gratuito e digital, que prepara jovens e adultos, de todo o país, para as provas do Encceja. As aulas do preparatório já começaram, mas ainda é possível fazer a inscrição e acompanhar as aulas.

O SEJA disponibiliza um preparatório digital, flexível e adaptado para uma jornada de estudo autônoma. Os estudantes podem acessar as aulas até mesmo pelo celular, o que garante a possibilidade de acompanhar tudo onde e quando quiserem. O preparatório é uma inciativa realizada pela Fundação Roberto Marinho em parceria com o Instituto Equatorial e a Fundação Bradesco.

TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.