ILHA GRANDE AINDA ENFRENTA OS GRAVES EFEITOS DA CHUVA

0
529

Doações de água mineral estão sendo enviadas com frequência para praias da Ilha | Foto: Wagner Gusmão/PMAR

Quase dez dias após o maior volume de chuvas já registrado na localidade, as praias da Ilha Grande, em Angra dos Reis, ainda sofrem os graves efeitos do temporal. Falta de energia, escassez de água, regiões ainda sob risco de deslizamentos e a busca por desaparecidos na praia de Itaguaçu ainda estão presentes no dia a dia das comunidades.

Na sexta-feira passada, 8, equipes de diferentes secretarias mantiveram os mutirões para atender às necessidades da população. Funcionários da secretaria de Educação visitaram Japariz, Praia de Fora e Saco do Céu, e fizeram uma visita técnica à escola municipal Brigadeiro Nóbrega, na Vila do Abraão. A necessidade de interdição foi descartada pela Defesa Civil, que informou que o local precisa de reparos, mas não oferece risco à segurança dos alunos.

A demanda por água potável é imensa, uma vez que a chuva fez com que muito barro ficasse acumulado nas áreas de captação. Até que a situação se normalize, o fornecimento regular continuará ocorrendo de forma precária e caixas com água mineral estão sendo levadas para a Ilha junto com cestas básicas. Tanto no Abraão como em outras três praias, a energia elétrica só foi restabelecida cinco dias depois do temporal. Ainda não é pos´sível calcular os prejuízos, especialmente para o setor de turismo.

— A luz voltou na quinta, 7, e a água começou a cair bem devagar. Essa ajuda de água que estamos recebendo é muito importante. Na semana que vem, vamos receber a assistente social para conversar com a gente sobre outras necessidades — contou Rita de Cássia, moradora de Japariz.

O secretário executivo da Ilha Grande, Carlos Kazuo, e o prefeito angrense, Fernando Jordão (PL), creem que os planos de contingência e emergência para toda a Ilha Grande deverão ser revisados. Assegurar o fornecimento regular de energia é o principal desafio e, segundo a prefeitura, deve ser integralmente assumido pela distribuidora Enel que, além disso, segundo eles, deve também prover uma rede auxiliar com geradores para algumas praias populosas como Abraão, Provetá e Araçatiba.

Foto: Divulgação/PMAR

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/dudu-do-turismo-comemora-instalacao-de-sede-da-policia-ilha-grande/

Nenhum Comentário