Técnica com equipamentos modernos reduz o tempo de internação e recuperação, | Foto: Divulgação/PMAR

O Hospital Municipal da Japuíba (HMJ) deu um passo significativo na modernização da saúde pública em Angra dos Reis ao realizar, nesta sexta-feira, 11, as primeiras cirurgias por videolaparoscopia — técnica minimamente invasiva que traz benefícios tanto para os pacientes quanto para a gestão hospitalar. Inicialmente, os procedimentos estão sendo aplicados nas áreas de cirurgia geral, urologia e oncologia.

Com a aquisição de equipamentos modernos, como torre de vídeo, pinças específicas e conjuntos de óticas com câmeras e iluminação, o hospital agora conta com a estrutura necessária para oferecer cirurgias menos invasivas, mais seguras e com tempo de recuperação reduzido.

Entre as principais vantagens da técnica estão menor dor no pós-operatório, internações mais curtas, cicatrizes discretas, menor risco de infecção e retorno mais rápido às atividades cotidianas. Além disso, a videolaparoscopia permite uma visualização mais precisa da área operada, contribuindo para a eficácia do procedimento.

— Agora, com essa cirurgia, tudo vai mudar pra mim, ainda mais com esse novo método, que traz mais segurança pra gente. Fui muito bem atendida, desde a recepção até a equipe da cirurgia — relatou Ana Marfisa, moradora da Banqueta e uma das primeiras pacientes a passar pelo novo procedimento no HMJ.

Do ponto de vista da gestão hospitalar, a introdução da videolaparoscopia representa maior eficiência no uso dos leitos e na capacidade de atendimento, uma vez que a recuperação acelerada permite maior rotatividade e menor demanda por cuidados intensivos.

— A videolaparoscopia é uma técnica moderna e segura, que traz muitos benefícios para o paciente, como menos dor e recuperação mais rápida. Para o hospital, significa mais eficiência no uso dos leitos e na oferta de um atendimento com mais qualidade — destacou Filipe Rosa, secretário hospitalar do HMJ.

A expectativa da unidade é ampliar progressivamente o uso da técnica, adotando a cirurgia por vídeo como padrão para a maioria dos procedimentos, exceto em casos emergenciais ou que exijam abordagens específicas.

TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.