Desta vez promete ser prá valer. Pela terceira vez, a União acena com investimentos no aeroporto de Angra. O mais recente anúncio foi feito pelo deputado federal Fernando Jordão (PMDB\RJ) após audiência com o secretário de aviação civil da Presidência da República, Wagner Oliveira, que o garantiu que o aeródromo municipal finalmente receberá a verba de R$ 12 milhões para sua total reestruturação. Os aeroportos de Resende e de Paraty também fizeram parte da pauta da reunião com o parlamentar fluminense e deverão ser beneficiados.
– Argumentamos que a existência das usinas nucleares precisa ser levada em consideração, assim como o potencial iminente do setor turístico desses municípios. O nosso objetivo é possibilitar a melhoria da infra-estrutura. Para isso precisamos ouvir quem é do ramo e atuar para atendê-los. Conseguimos R$ 12 milhões, mas ainda há muito pelo que lutar – declarou Fernando Jordão.
A mesma obra havia sido solicitada em 2008 pelo então deputado federal Luiz Sérgio (PT\RJ), hoje ministro. No ano passado, o Governo Municipal chegou a iniciar algumas obras, logo em seguida paralisadas por falta de recursos.
O aeroporto de Angra é administrado pelo Governo do Estado do Rio e operado pela empresa Angra Aero-Portos Ltda., desde 2005, por meio de um contrato de concessão.
O objetivo das obras de melhoramentos é atender à nova demanda do transporte aéreo da região, até um horizonte de pelo menos 5 anos, considerando as necessidades referentes ao desenvolvimento do turismo na região e a realização de grandes eventos como a Copa e os Jogos Olímpicos.
As obras, cujos processos já foram encaminhados para elaboração de contratação, serão executadas com recursos do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA) (70%), com contrapartida do Estado de 30%. A expectativa é que as intervenções comecem este ano.