Chegada de turistas em cruzeiros no Rio | Foto: Carlos Magno/GRJ

Após o maior feriado prolongado do ano, com as datas da Proclamação da República (15/11) e da Consciência Negra (20/11), além do encontro de Cúpula do G-20, o governo do Estado do Rio deu por aberta oficialmente a alta temporada, período que vai até março/2025 e será impactado pelas férias escolares e os festejos de final de ano. A estimativa do governo do Rio é que a entrada de visitantes siga numa tendência de alta até o Carnaval. A secretaria de Estado de Turismo projeta encerrar 2024 com a marca de 1,5 milhão de turistas internacionais.

— Estamos a poucos dias de dezembro, quando historicamente, recebemos milhares de turistas. Além disso, já começamos a nos preparar para o réveillon, que tem tudo para ser o maior da história. O mesmo vale para o Carnaval, que no próximo ano, pela primeira vez, terá três dias de desfiles das escolas do Grupo Especial na Sapucaí. No meio disso, temos janeiro e fevereiro, quando muitas pessoas aproveitam as férias escolares para viajarem e o Rio de Janeiro é um dos destinos preferidos — previu o governador Cláudio Castro (PL).

O incremento do turismo no Estado ocorre desde o início de novembro, com a abertura da temporada de cruzeiros 2024/2025. Só este mês, mais de 20 mil visitantes passarão pelos destinos turísticos mais importantes do Rio. Apenas no Píer Mauá, no Rio, cerca de 30 navios chegarão até abril de 2025, com mais de 100 mil turistas. Angra dos Reis e Búzios são outras cidades impactadas pela passagem de navios.

A julgar pelos números de turistas internacionais que já estiveram no estado em 2024, o otimismo é mais do que justificado. Até setembro, 1.075.879 visitantes estrangeiros chegaram ao Rio. O número é 25% maior do que no mesmo período de 2023. O recorde histórico de visitantes ainda é 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil, quando 1,59 milhão passaram pelo Rio de Janeiro.

— O Rio de Janeiro vem batendo recorde atrás de recorde todos os meses deste ano na chegada de turistas estrangeiros. Isso mostra o quanto o nosso trabalho de promoção no mercado internacional tem sido assertivo. Ainda este ano, iremos novamente ao Estados Unidos, nosso terceiro maior emissor de turistas, com muito mercado ainda para crescer — disse Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo.

TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.