O Governo do Estado do Rio abriu concurso para Inspetor de Polícia Penal, da secretaria de Administração Penitenciária (Seap), após 12 anos sem seleções públicas ao cargo. De acordo com o edital, publicado no Diário Oficial da quarta-feira, 6, serão 300 vagas, com salário inicial de R$ 6.128,29 e Gratificação de Valorização Profissional (GVP) de R$1.119,29, para o cumprimento de uma carga horária de 40 horas semanais – ou regime de plantão, na escala 24h x 72h.
Atualmente, a Seap é responsável pela custódia de mais de 43 mil pessoas privadas de liberdade, distribuídas em 50 unidades prisionais, além de realizar o controle de acesso às unidades e promover a ressocialização dos detentos. O órgão também realiza a monitoração eletrônica de mais de 8 mil indivíduos em prisão domiciliar e de potenciais agressores de mulheres enquadrados na lei Maria da Penha.
— Este concurso marca uma nova fase da Polícia Penal e é uma grande oportunidade para quem deseja atuar na defesa da segurança pública do nosso estado, trilhando uma carreira sólida. O reforço vem numa boa hora e vai permitir ao governo, inclusive, seguir investindo em novos equipamentos para o sistema prisional fluminense — afirma a secretária de Estado de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel.
As inscrições para o concurso – que também abrirá um banco de reserva – poderão ser feitas a partir do dia 11 de novembro até 12 de dezembro deste ano. As provas poderão ocorrer no primeiro trimestre do ano que vem.
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.