Reunião liderada pelo prefeito discutiu problemas no abastecimento de energia | Foto: Divulgação/PMP

O governo de Paraty voltou a convocar representantes da distribuidora de energia Enel para debater queixas sobre o abastecimento de energia na região do Centro Histórico e em outros pontos da cidade. O prefeito Luciano Vidal (MDB) afirmou em suas redes sociais, que de pelo menos 180 pontos que deveriam receber um novo sistema de distribuição, apenas 12 teriam sido instalados até o momento. A mudança visa acabar com as interrupções no fornecimento de energia. Além do prefeito e do vice-prefeito Izaques Marendaz (PSB), secretários municipais acompanharam a reunião.

— Determinamos que eles enviem para a prefeitura, ofício com todas as informações sobre o sistema, ao mesmo tempo em que criamos um grupo de trabalho oficial para acompanhar a solução dos problemas no Centro Histórico. Até mesmo porque não temos certeza de que isso vai estar funcionando daqui há um ano — resumiu Vidal.

Vidal disse que a prefeitura e a população continuam insatisfeitos com os serviços prestados pela Enel em Paraty. Ele relatou problemas de fornecimento em vários bairros e falhas de comunicação. A conclusão do sistema de abastecimento fotovoltaico na região costeira e a melhoria da rede da Ilha do Araújo são obras que, segundo o prefeito, estariam em atraso.

— Até agora a Enel não sabe o que provocou a falta de energia no último feriado. Estão apurando um suposto ato de vandalismo, mas isso precisa ser informado às autoridades policiais. Vamos notificar formalmente a empresa para que traga as informações à prefeitura, oficialmente, em um prazo máximo de 72 horas. Depois disso, vamos cobrar explicações na Justiça — prometeu Vidal.

Já existe uma ação civil pública da prefeitura contra a distribuidora e o município deve incorporar a um pedido de ajustamento de conduta, um abaixo-assinado da sociedade e queixas encaminhadas por clientes aos serviços de defesa do consumidor e Procons.

Um decreto deverá instituir o grupo de trabalho para acompanhar toda a questão do Centro Histórico e os demais problemas relacionados às queixas sobre a oferta de energia.

A boa notícia é que representantes da Enel confirmaram que a empresa voltará a ter uma subsede própria, na Várzea do Bom Retiro, com equipes de manutenção e emergência, o que pode agilizar os atendimentos em Paraty.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome