O Ministério da Saúde anunciou na segunda-feira, 24, a ampliação da campanha de vacinação contra a Covid-19 com a dose de reforço bivalente para toda população acima de 18 anos de idade. Cerca de 97 milhões de brasileiros poderão ser vacinados.
Pode receber a dose bivalente quem recebeu pelo menos duas doses de vacinas do tipo monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) no esquema primário ou doses de reforço. A dose mais recente deve ter sido tomada há quatro meses. Quem está com dose em atraso, pode procurar também as unidades de saúde. Unidades de saúde de Angra dos Reis, Paraty e Volta Redonda já estão disponibilizando a vacina gratuitamente na sua rede de assistência em saúde.
O Ministério ressalta que as vacinas têm segurança comprovada, são eficazes e evitam complicações decorrentes da Covid-19. A ampliação visa reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal em todo país. A campanha de imunização com a vacina bivalente foi iniciada em fevereiro deste ano, voltada para idosos de 60 anos ou mais, pessoas que vivem em instituições de longa permanência, pessoas imunocomprometidas, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, gestantes e puérperas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente, presos e adolescentes em medidas socioeducativas e funcionários de penitenciárias.
Até o dia 20 deste mês, mais de 10 milhões de pessoas já tinham tomado o reforço bivalente, sendo 8,1 milhões idosos, conforme dados divulgados pelo Ministério.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.