Na última quinta-feira (29/08), a cidade de Paraty, localizada no sul fluminense, sediou o Fórum da Juventude da Costa Verde. O evento, organizado pela Secretaria de Estado do Ambiente (Seas) em parceria com o Coletivo AMA, ocorreu na Casa de Cultura e reuniu jovens, líderes comunitários e especialistas para debater e incentivar práticas ambientais que conectem a juventude com as tradições locais.
O objetivo do fórum é mobilizar jovens de diversas regiões do Rio de Janeiro para desenvolver ações em áreas como esporte, ciência e tecnologia, arte e cultura, clima e economia circular — temas cruciais para a juventude da região.
Durante o evento, foram produzidos documentos e cartas que servirão como base para a elaboração de políticas públicas. Além disso, o encontro visa formar uma nova geração de jovens ambientalistas, destacando a importância da participação da juventude na transformação do planeta e do estado.
O evento também facilitou a troca de conhecimentos e experiências sustentáveis entre os participantes, incluindo as práticas dos povos originários, e buscou estabelecer parcerias para as ações do G20 Social.
Ricardo Calçado, coordenador do Programa Juventude e Sustentabilidade, ressaltou a importância de promover eventos que reforcem o papel da juventude como protagonistas nas questões ambientais:
“Temos várias lideranças poderosas, ambientalistas, que estão espalhadas por diversas regiões do estado, prontas para terem suas vozes ouvidas. É um trabalho muito importante que fazemos com a juventude pelo estado, e é uma honra estar aqui no fórum da Costa Verde, junto às lideranças de Paraty e região,” afirmou.
Durante a visita a Paraty, a Superintendência de Educação Ambiental e Sustentabilidade também realizou ações importantes, como visitas a comunidades quilombolas e indígenas da região, reforçando o compromisso com a inclusão e a sustentabilidade.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.