A representação regional da Federação das Indústrias do Rio (Firjan) no Sul Fluminense reuniu os sete prefeitos eleitos e reeleitos da região e um vice-prefeito em exercício para debater estratégias para impulsionar o desenvolvimento regional no ciclo 2025-28. O evento foi realizado na sede da Firjan Senai em Volta Redonda, com as presenças dos prefeitos Antônio Neto (Volta Redonda), do vice-prefeito de Valença, Ailton Batista e dos prefeitos eleitos de Piraí (Luiz Pezão), Barra do Piraí (Kátia Miki); Resende (Tande Vieira); Barra Mansa (Furlani); Angra (Cláudio Ferreti) e Itatiaia (Kaio Márcio).
O presidente da Firjan Sul Fluminense, Henrique Nora Júnior, liderou as apresentações e a pauta de encontro, com propostas práticas e adaptadas às necessidades do Sul Fluminense. A região tem 17 municípios com forte vocação industrial e desafios de infraestrutura e desenvolvimento urbano. Entre os temas, destacaram-se ações para facilitar o ambiente de negócios, fomentar a inovação e modernizar serviços essenciais, para transformar o Sul Fluminense em um polo mais atrativo para investimentos.
A segurança pública foi um dos temas debatidos, com foco no combate ao roubo de cargas e a intensificação do policiamento nas áreas industriais. O fortalecimento da infraestrutura também foi amplamente discutido, incluindo a melhoria dos acessos viários, novas ligações entre polos industriais e o recapeamento de estradas essenciais. Uma das iniciativas propostas foi a adesão ao programa Calçadas Acessíveis, incentivando os municípios a aprimorarem a infraestrutura urbana e a acessibilidade nas cidades.
Os prefeitos discutiram ainda temas como o fornecimento de energia elétrica e a necessidade de melhorar a estabilidade do serviço, com o apoio das concessionárias Enel e Light. Medidas preventivas, como o planejamento de podas de vegetação próximas às redes elétricas, foram recomendadas para garantir o abastecimento contínuo.
Na área de sustentabilidade e saneamento, a Firjan defendeu a ampliação da coleta e destinação adequada de resíduos sólidos e o avanço dos serviços de saneamento básico, questões que impactam diretamente a qualidade de vida da população.
Para Henrique Nora, o encontro marcou o início de uma cooperação mais sólida entre a Firjan e as prefeituras da região.
— Esse é o momento de unir esforços e construir um futuro de mais oportunidades e qualidade de vida para todos os moradores do Sul Fluminense. Nossa região tem potencial para se destacar e crescer de forma sustentável, mas isso só será possível com um planejamento estratégico alinhado entre o setor público e o privado — destacou o presidente da Firjan Sul Fluminense.
(*) Com informações da assessoria da Firjan.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.