Fim de semana com festa do Senhor do Bonfim foi sucesso

0
179

Festejos do Senhor do Bonfim acontecem sempre em maio em Angra | Foto: Wagner Gusmão/PMAR

A tradicional festa do Senhor do Bonfim em Angra dos Reis teve início na quinta-feira, 2, e celebrou este ano sua 244ª edição. Até ontem, 5, a comunidade do Bonfim, na estrada do Contorno, teve uma extensa programação religiosa, incluindo missas e procissão, além de comidas típicas, o popular pau de sebo e shows musicais gratuitos.

A celebração do tríduo foi aberta na quinta-feira com edições até o sábado, 4, na própria igrejinha icônica em meio à baía da Ilha Grande. A secretaria de Cultura ofereceu transporte gratuito aos fieis no cais do Bonfim.

O domingo de festa foi repleto de atividades. A programação começou às 5h30, com penitência seguida por uma alvorada com a banda do Colégio Naval às 6h. Às 10h foi realizada a missa festiva, com o translado da imagem à tarde, às 16h, seguida por uma procissão pelas ruas do bairro.

As atrações musicais da festa incluíram Jefinho e banda católica no dia 2 (quinta-feira), banda católica e grupo Aglomerou no dia 3 (sexta-feira), banda Sonorus e banda Kulha no dia 4 (sábado) e banda Sereno e Pagode do Pablito no dia 5 (domingo).

Igreja do Bonfim, em Angra | Foto: Wagner Gusmão/PMAR

A festa do Senhor do Bonfim está relacionada a uma lenda que conta a história de um pescador que encontrou uma imagem de Cristo Crucificado em uma pedra na enseada Batista das Neves. Após entregá-la a um frei, a imagem misteriosamente retornou ao local onde foi encontrada por três dias consecutivos. Diante dessa ocorrência, uma capela foi construída no local e a imagem permanece lá até os dias de hoje, voltada para a pedra onde foi encontrada. A igrejinha do Bonfim foi construída em 1780.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.