Filme sobre chegada de luz à Ponta Negra, em Paraty, é premiado na Colômbia

0
332

Premiação internacional reforça nome de Paraty no mundo | Foto: Divulgação/PMP

O longa-metragem ‘Samuel e a Luz’, do diretor Vinicius Girnys, recebeu no domingo, 21, o prêmio de Reconhecimento ao Trabalho Decente pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), no Festival de Cinema de Cartagena, na Colômbia. A premiação chegou este ano à sua 63° edição este ano. ‘Samuel e a Luz’ narra a chegada da energia elétrica à região costeira de Paraty, a partir do ano 2014, e as imensas transformações que ocorreram no dia a dia destas comunidades.

O prefeito de Paraty, Luciano Vidal (MDB), e o diretor de Patrimônio Mundial da cidade, Gabriel Costa Ramos, foram até Cartagena para acompanhar a premiação do festival de cinema. Cerca de 3 mil produtos cinematográficos de vários países foram inscritos e aproximadamente 100 destes foram escolhidos para serem exibidos e concorrerem ao prêmio de melhor filmagem, de acordo com a categoria e os requisitos da Organização Internacional do Trabalho. Paraty fez parte desta seleção com o longa-metragem ‘Samuel e a Luz’ e a história do impacto da chegada da energia elétrica na comunidade caiçara da Ponta Negra, em 2017, narrada pelo cotidiano da família de Elizeu dos Remédios, Sueli Ramos e seus filhos, sendo Samuel o protagonista.

”Samuel e a Luz’ está sendo exibido em 22 países e terá sua estreia em Paraty durante o primeiro Festival de Cinema Internacional da cidade entre os dias 1º a 4 de agosto. Palco de dezenas de produções cinematográficas, Paraty continua sendo fonte de inspiração para a produção audiovisual e corresponde apoiando novos projetos e formando técnicos em atividades desenvolvidas no Cinema da Praça, no meio do Centro Histórico.

A OIT é uma organização das Nações Unidas (ONU) que visa promover a justiça social em todo o mundo. O prêmio de cinema mostra o reconhecimento da Organização para com a indústria audiovisual, e atesta que a produção do longa-metragem ‘Samuel e a Luz”, fomenta a mensagem do trabalho digno e a importância da força de trabalho, da representação e dos direitos dos trabalhadores, atendendo a altos padrões de qualidade audiovisual e propondo conteúdos de grande relevância humana, para a pauta da sustentabilidade e relevância cinematográfica.

‘Samuel e a Luz’ foi produzido pela Le-Lokal Production e Sandero Filmes, e estará disponível nas plataformas de streaming em todo o país a partir do segundo semestre de 2024.

Trailer do filme pode ser visto aqui:

‘Samuel e a Luz’ será exibido em Paraty em agosto

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.

Leia mais: