Ficou no quase: apesar dos 31 mil votos, Venissius não terá vaga no Congresso

0
461

Venissius dobrou sua votação em Angra mas não foi suficiente | Foto: Arquivo

Pela segunda vez seguida, Angra dos Reis e a Costa Verde desperdiçaram a chance de eleger deputado federal para o próximo Congresso. O candidato mais bem colocado foi o ex-secretário Venissius (Podemos), que ficou a pouco mais de 2,2 mil votos da primeira colocação no seu partido e, portanto, da vaga. Em todo o Estado, Venissius teve 31.140 votos e foi ultrapassado na legenda numa das últimas parciais de apuração pelo Sargento Portugal, que teve 33.368 votos no final e ficou com a vaga.

Em Angra dos Reis, Venissius foi o candidato a deputado federal mais votado, com 18 mil votos, praticamente o dobro desde a eleição de 2018. A votação em Paraty decepcionou, com menos de mil votos, apesar de apoios relevantes na cidade, incluindo de vereadores. Também ficou abaixo de mil votos em Mangaratiba, apesar de manifestação de apoio do prefeito Alan Bombeiro (PP). Mesmo assim, o que tirou a vaga da Costa Verde no Congresso, foram mesmo os demais candidatos locais e oriundos de outras partes do Estado.

Com apoio expresso ou tácito do prefeito Fernando Jordão (PL), os três deputados federais mais votados na cidade tiveram praticamente o mesmo número de votos que Venissius. Soraya Santos (PL), com 6,4 mil, seguida por Helinho (5.901) e Thimoteo (5.224) atrapalharam o desempenho do candidato do Podemos que, nas últimas semanas antes da eleição, queixou-se de membros do governo de Angra que teriam ‘proibido’ manifestações de apoio e presença em eventos associados a Venissius. Um secretário municipal inclusive, fotografado em reunião de apoio a Venissius no início da campanha, chegou ao dia da eleição pedindo votos para outro parlamentar. No último comício antes da eleição, Venissius queixou-se e mandou recado.

— Peço a cada um que leve meu abraço e gratidão para as pessoas que foram impedidas de estarem aqui. Digam a elas que Angra não tem dono. Angra é da população livre para suas escolhas — afirmou o então candidato.

De tão livre, a população escolheu não ser representada por alguém oriundo da região.

Sul Fluminense também não terá deputados no Congresso
Curiosamente, o Sul Fluminense também deixou escapar a chance de eleger deputado federal. Nenhum dos candidatos, alguns veteranos, conseguiu a façanha. Os deputados Antônio Furtado e Vinícius Farah (ambos do União Brasil), que tentavam a reeleição, passaram perto mas não conseguiram. O ex-prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (UB), nem perto passou. O ex-secretário Deley (PSD) também não fez feio, mas não recuperou o mandato.

Foto: Divulgação

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/eleicoes-2022-venissius-diz-que-e-o-unico-candidato-viavel-na-costa-verde/

Nenhum Comentário