Católicos de Paraty comemoram devoção a Nossa Senhora dos Remédios

0
1010

A comunidade católica de Paraty está em festa neste final de semana para a celebração da padroeira da cidade, Nossa Senhora dos Remédios. A comemoração começou na sexta-feira, 30 de agosto, e vai até o domingo, 8, com missas, celebrações religiosas e também programação cultural.

Na sexta-feira, 30, a imagem da padroeira saiu da sede da prefeitura (foto), carregada pelo prefeito, como ocorre tradicionalmente. No caminho, comunidades se juntaram ao cortejo com estandartes até a Igreja Matriz. O prefeito Luciano Vidal então entregou a chave da cidade ao padre Roberto dando início aos festejos.

 

A festa da padroeira de Paraty é celebrada há mais de 300 anos. O Centro Histórico é todo decorado em azul e branco. A comemoração tem características passadas de geração a geração, como a participação das crianças vestidas de anjos e a decoração da Matriz com flores de papel crepom. Este ano, a festa terá Aulas Show de Gastronomia com cozinheiros e chefs de Paraty, Espaço Agricultura Familiar e Espaço Mercado das Artes. Veja abaixo a programação da festa.

A história da devoção à Santa na Cidade Histórica

Em 1640, a paratiense Maria Jácome de Mello doou parte de suas terras (sesmaria) para a construção de novo povoado, exigindo porém que se erguesse uma capela em louvor a Nossa Senhora dos Remédios, de quem já era devota. Foi assim que São Roque deixou de ser o padroeiro de Paraty a partir da inauguração da primeira capela dedicada à Santa nas terras doadas.

A festa da padroeira também era o retorno à cidade dos membros das famílias, parentes e amigos que residiam fora. Muitos vinha para pedir alguma graça, ‘pagar’ promessas e desfrutar dos dias de confraternização – a chamada Caravana da Saudade, em que eram recebidos com banda, discurso e flores no cais na chegada das lanchas de carreira. Era também a oportunidade do pessoal da roça, vindo à cidade para a Festa, fazer compras dos mercadores que se valiam da ocasião – sendo as barracas de roupas e utensílios de hoje origem deste antigo costume.

Em novembro de 1982, a Coroa de Nossa Senhora dos Remédios foi roubada. Desde então, as imagens eram adornadas com outras insígnias. Por iniciativa dos festeiros de 2012, porém, após estudos a relatos e fotografias das peças originais, foram entregues à população e à paróquia novas coroas para a imagem da Virgem dos Remédios e do Menino Deus, sendo elas confeccionadas nas mesmas dimensões, relevos e ornamentos das originais.

FESTA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS – PARATY
PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

De 31/08/2019 a 06/09/2019
18h30 – Oração do Santo Terço na Igreja Matriz
19h – Saída da  imagem de Nossa Senhora dos Remédios da casa de fiéis da comunidade
19h30 – Santa Missa e Ladainha

07/09/2019 – Sábado

18h30 – Oração do Santo Terço na Igreja Matriz
19h – Saída dos andores de São Joaquim, Sant’Ana e São José da casa de fiéis da comunidade. os mesmos seguirão em procissão juntamente com o andor de Nossa Senhora dos Remédios que será transladado da Igreja de Santa Rita para a Igreja Matriz
19h30 – Santa Missa e Ladainha

08/09/2019 – Domingo DIA DA FESTA
06h – Alvorada com repicar dos sinos
09h – Santa Missa Solene
17h – Santa Missa em Ação de Graças, procissão e anúncio dos festeiros de 2020

PROGRAMAÇÃO FESTIVA
Apresentação artísticas no Palco da Matriz a partir das 22h

06/09/2019 – Frank Cadillac
07/09/2019 – Baile Caiçara – Ciranda de Tarituba (Os Praianos), Cirandeiro Parati
08/09/2019 – Tok Surpresa

AULA SHOW DE GASTRONOMIA – Palco Gastronomia a partir das 18h
As atrações movimentarão a área social do evento promovendo a cadeia produtiva da cidade, incluindo agricultores e pescadores, até o prato elaborado chefs de Paraty.

Fotos: Divulgação / PMP

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Nenhum Comentário