O prefeito eleito de Angra, Cláudio Ferreti | Foto: Reprodução

O prefeito eleito de Angra dos Reis, Cláudio Ferreti (MDB), deu sinais de que a educação e a segurança pública serão tratadas como prioridade na gestão que começa em janeiro de 2025. Depois de um período de recesso após as eleições de 6 de outubro, o prefeito eleito reapareceu na cidade e concedeu entrevista ao site do jornal ‘Última Hora’. Na conversa disponível no Youtube, Ferreti falou sobre as ações imediatas do novo governo.

— Dia 1º de janeiro de 2025, a gente começa governando. Temos confiança no trabalho que foi desenvolvido e nos avanços necessários — indicou o prefeito eleito.

Durante a conversa pública, de cerca de 20 minutos, Ferreti ainda indicou a preocupação em qualificar o espaço urbano e novos atrativos para o turismo, em especial o Parque da Cidade e a marina do São Bento, falou sobre mobilidade urbana e investimentos em saúde. No item educação, o prefeito eleito afirmou que a ordem será ‘avançar mais’. Ele pareceu satisfeito com os resultados obtidos até agora em iniciativas como o cartão de compra de materiais escolares, a contratação de servidores e a ampliação das vagas em escolas e creches (Cemeis). E também elogiou o atual secretário de Educação, Paulo Fortunato, a quem chamou de ‘secretário exemplar’.

— Construímos o projeto Angra Cidade da Educação, avançamos no IDEB (Índice de Educação Básica), na qualidade do ensino, criamos um cartão educação. Vamos continuar construindo uma educação de qualidade, principalmente para nossas crianças, trabalhando com tempo integral e junto ao Estado para melhorar o ensino médio. Vamos continuar construindo uma educação de qualidade — prometeu Ferreti.

Em relação à segurança pública, o prefeito eleito se comprometeu a manter as ações em curso, incluindo o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e os investimentos da prefeitura em apoio ao governo do Estado. Ferreti também reconheceu os avanços dos últimos anos.

Política — Eleito com maioria inferior a 1% do eleitorado, Ferreti fez um aceno à oposição ao dizer que manterá diálogo com todos e nenhum ‘compromisso com o erro’. Nas duas zonas eleitorais da cidade (116 e 147), Ferreti colheu resultados diferentes, sendo derrotado por Renato Araújo (PL) na zona eleitoral mais populosa, desde o Frade até o Parque Mambucaba. O prefeito eleito foi derrotado na maioria dos bairros da cidade.

Apesar do desempenho, no entanto, Ferreti afirmou que não espera vida difícil por parte dos adversários da eleição deste ano. O prefeito eleito afirmou que ‘conversa muito’ e admite espaço para o contraditório, tendo como foco a melhoria da qualidade de vida da população.

Ferreti também previu uma ‘relação ótima’ com o vice-prefeito eleito Rubinho (Progressistas), com a promessa de fazer uma ‘dupla’ muito boa para a cidade. Há expectativa de que nos próximos dias, o grupo de transição e o prefeito eleito anunciem já nomes do novo secretariado.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.