Exposição “Angra em Detalhes” une arte e inclusão no Centro Cultural Theóphilo Massad

0
79

Pela primeira vez, exposição em cartaz, traz proteção em braile para atender aos deficientes visuais. | Foto: Divulgação/PMAR

A mostra fotográfica “Angra em Detalhes”, do fotógrafo Edinho Lima, tem atraído grande atenção no Centro Cultural Theóphilo Massad (CCTM), no Centro de Angra dos Reis. Com imagens em preto e branco que destacam ângulos únicos da cidade, a exposição vai além da estética: ela é pioneira ao incluir descrições em braile, promovendo acessibilidade para pessoas com deficiência visual.

Realizada com apoio da Lei Paulo Gustavo, a iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Centro de Atendimento aos Portadores de Deficiência Visual (CapDV), serviço mantido pela Prefeitura de Angra dos Reis. Todas as imagens foram captadas por Edinho Lima e posteriormente tiveram suas descrições transcritas para o braile pelas professoras da equipe pedagógica do CapDV, possibilitando uma leitura tátil das fotografias.

A abertura da mostra foi marcada por um momento simbólico: as fotos estavam inicialmente cobertas, permitindo que os visitantes com deficiência visual fossem os primeiros a interagir com as obras por meio da leitura em braile. Em seguida, as imagens foram reveladas ao público, proporcionando uma experiência sensorial inclusiva e emocionante para todos os presentes.

— Quando pensei nesse trabalho, quis fazer algo diferente e tive a ideia de incluir os deficientes visuais através do braile. Busquei apoio do CapDV, que acolheu minha proposta, e as professoras foram responsáveis por descrever cada uma das minhas fotos. Foi emocionante ver as informações sendo lidas em braile e depois reveladas nas fotografias — destacou Edinho Lima.

A exposição permanece aberta à visitação gratuita até o dia 12 de maio. Os horários são de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 15h às 20h.

O secretário municipal de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara, esteve no local e elogiou a proposta da mostra.

— Parabenizo o fotógrafo Edinho Lima por essa bela exposição e, principalmente, pela sensibilidade em incluir o braile nas descrições das obras. Essa iniciativa me chamou muita atenção e já determinei que, a partir de agora, todas as exposições promovidas pela secretaria incluam descrição em braile. Parabéns a todos os envolvidos neste projeto que promove a inclusão na cultura — afirmou o secretário.

TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.