Na última quarta-feira, 22, o Shopping Piratas serviu de palco para o exercício do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) da Costa Verde, que simulou o incêndio de uma embarcação com posterior explosão da própria, para avaliar o tempo de resposta em casos de emergência e o trabalho em conjunto dos órgãos envolvidos na ação.

A iniciativa reuniu variados órgãos, públicos e privados, simulando incêndio, vazamento de combustível no mar e resgate do condutor na água. Alunos da Escola Municipal Santos Dumont, na Japuíba, acompanharam de perto o exercício.

– O Plano de Auxílio Mútuo está sendo muito produtivo. Há algumas melhorias a serem feitas, mas é em eventos como este que nós avaliamos erros e acertos. Convidamos as crianças para que elas possam conhecer como funcionam as instituições responsáveis pelo resgate em situações de emergência – comentou o tenente-coronel Paulo Rogério Gonçalves Escarani, coordenador do Centro de Coordenação e Controle de Emergência Nuclear.

Além de órgãos municipais, também participaram da ação representantes do Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, Defesa Civil Estadual, Defesa Civil de Mangaratiba, Transpetro, Eletronuclear e Companhia Vale.

O PAM foi criado em 1994, e o objetivo principal do plano é estabelecer procedimentos básicos para as ações de cooperação conjunta das instituições integrantes, no controle de eventuais situações de emergência, por meio da disponibilização de recursos existentes em cada instituição.

 

Fotos: Wagner Gusmão/PMAR

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

 

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome