Estudantes do CEDERJ se destacam em excelência acadêmica

0
203

CEDERJ é resultado de um Consórcio de Universidades, criado em 2000 | Foto: Reprodução

Alunos de graduação de Universidades Públicas que estudam pelo Consórcio CEDERJ têm recebido, nos últimos anos, posições de destaque em prêmios e competições de excelência acadêmica.

Em julho deste ano, Rafael Guimarães, estudante de Pedagogia do Polo de Magé, conquistou o segundo lugar na etapa regional do Prêmio Magda Soares: transformando vidas pela leitura.

Já Rian Barreto, estudante do Curso de Física, do Pólo de Itaperuna, conquistou, pela segunda vez consecutiva, a medalha de bronze na Competição Internacional de Astronomia e Astrofísica.

A Universidade Federal Fluminense concede, anualmente, o Prêmio Láurea Acadêmica, uma honraria destinada a estudantes de Graduação com expressivo e destacado desempenho acadêmico durante o percurso no curso de graduação na UFF. Só nas duas últimas edições, em 2022 e 2023, oito estudantes do CEDERJ foram destaques em cursos como Superior de Tecnologia em Sistemas de Computação, Engenharia de Produção, Matemática e Administração Pública.

Confira o depoimento de Valéria Dias do Nascimento Marques, formada em Administração Pública, pela Universidade Federal Fluminense, através do CEDERJ: https://www.instagram.com/reel/C5T9PBax6Za/?igsh=MXR1bmFocTE5YXU0Mw==

O Vestibular CEDERJ é resultado de um Consórcio de Universidades, criado em 2000, com a finalidade de democratizar o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade na modalidade Educação a Distância (EaD). Reúne, por meio de acordo de cooperação técnica, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (SECTI) e da Fundação Cecierj, e as Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas sediadas no Estado do Rio de Janeiro, a saber: Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET – RJ), Fundação de Apoio à Escola Técnica, (FAETEC), Instituto Federal Fluminense (IFF), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro campus Zona Oeste (UEZO), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

O Vestibular CEDERJ é realizado em duas Edições anuais. O último concurso ofereceu 7358 vagas em 16 cursos de graduação na modalidade de educação semipresencial, nos polos regionais do Cederj, administrados pela Fundação Cecierj, vinculada a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O concurso contou com aproveitamento de notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Estado do Rio de Janeiro conta com 43 Polos Cederj, que vão oferecer os cursos de graduação para o segundo semestre letivo de 2024: Bom Jesus do Itabapoana, Cardoso Moreira, Itaocara, Itaperuna, Miracema, Natividade, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, Bom Jardim, Cantagalo, Itaocara, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, Angra dos Reis, Barra do Piraí, Itaguaí, Mangaratiba, Miguel Pereira, Paracambi, Pinheiral, Piraí, Quatis, Resende, Volta Redonda, Cabo Frio, Macaé, Magé, Rio Bonito, Rio das Ostras, Saquarema, São Pedro da Aldeia, Petrópolis, Rio das Flores, Teresópolis, Três Rios, Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Rio de Janeiro (Rocinha e Campo Grande) e São Gonçalo.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.