Estudantes angrense teve cinco vitórias e apenas uma derrota no evento | Foto: Divulgação/PMAR

O estudante Arthur Bernardo, de Angra dos Reis, conquistou a medalha de prata no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar de 2023. Após um ótimo desempenho, com cinco vitórias e apenas uma derrota, o menino de 10 anos de idade conseguiu um resultado histórico e trouxe o vice-campeonato para a cidade de Angra dos Reis. 

A competição foi realizada no último final de semana, entre os dias 13 a 15 de outubro, em Belo Horizonte (MG) e contou com mais de 400 competidores, de diferentes categorias, desde o sub-5 até o sub-18. 

— É um grande prazer representar a cidade de Angra em um campeonato nacional. Após essa conquista, quero destacar o trabalho do meu treinador, João Paulo Galindo. Também agradeço ao apoio da minha mãe e de meus familiares que sempre me apoiaram para que eu pudesse representar a minha cidade fazendo o que eu mais gosto: jogar xadrez. Além da conquista, também tenho a oportunidade de fazer novas amizades durante as competições — comentou o enxadrista. 

Durante a pandemia, com apenas 8 anos, Arthur começou a praticar o xadrez. Seu primeiro treinador, Richard Marx, foi seu incentivo inicial para participar dos campeonatos. Em sua primeira competição, após dois meses de treinamento, Arthur conquistou o 6º lugar da categoria sub-8 e não parou mais de competir. Em 2022 e 2023, o atleta conquistou o 2° lugar no torneio estadual por idade. 

Atualmente, Arthur é filiado ao Clube de Xadrez Paraty e Angra dos Reis (CXPAR), sendo treinado por João Paulo Galindo.

(*) Com informações enviadas pela assessoria de comunicação da prefeitura de Angra. 

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.