O Governo do Estado do Rio de Janeiro publicou na semana passada uma resolução da secretaria de Estado de Saúde (SES) regulamentando a flexibilização do uso de máscaras no Estado. Na resolução, a secretaria orienta que os municípios poderão desobrigar o uso do equipamento de proteção individual em locais abertos e sem aglomeração quando 65% de toda a sua população ou 75% do público-alvo estiverem imunizados com as duas doses da vacina contra a Covid-19 ou com a dose única, do imunizante da Janssen. O público-alvo da vacinação contra Covid-19 são pessoas com 12 anos ou mais. O uso de máscaras continua obrigatório em ambientes fechados.
— Este é um passo importante para o Estado do Rio. Comprova que a vacina é extremamente necessária para combatermos a pandemia. O Rio tem um dos mais altos índices de cobertura vacinal, mas queremos melhorar esta marca e não retornar a patamares anteriores. Reforço o pedido para que as pessoas voltem aos postos para a segunda dose ou a dose de reforço. Há cerca de 350 mil pessoas que já poderiam ter tomado a segunda dose e ainda não o fizeram — frisou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.
Para liberar o uso de máscaras em ambientes abertos, e manter essa medida em vigor, os municípios deverão estar com risco de transmissão da doença muito baixo, baixo ou moderado. Caso ocorra piora do cenário epidemiológico e/ou assistencial da Covid-19 no município, o uso da máscara voltará a ser obrigatório mesmo nos ambientes abertos.
O uso de máscaras em ambientes fechados permanece obrigatório, incluindo espaços públicos fechados, equipamentos de transporte público coletivo, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços, assim como áreas fechadas de uso comum de condomínios residenciais e comerciais. Continuará cabendo aos municípios a fiscalização do uso de máscaras nos ambientes em que seu uso permanece obrigatório.
Região — Apesar do avanço da vacinação no interior, nenhuma cidade do Sul do Estado ou da Costa Verde ainda decidiu suspender o uso obrigat´ório de máscaras em ambientes abertos. A medida, se ocorrer, deve ser tomada nas próximas semanas.
Fotos: Tomaz Silva | Agência Brasil
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.
Leia mais:
http://br918.teste.website/~tribu449/paraty-fara-acao-itinerante-de-vacinacao-contra-a-covid-19-nas-escolas/