Estado reajusta em 40%, valor das bolsas pagas a profissionais do Cecierj

0
218

Valor da bolsa aos tutores estava sem reajuste há mais de 10 anos | Foto: Divulgação/GRJ

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) anunciou esta semana, um aumento de 40% no valor das bolsas concedidas aos profissionais do Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio (Cecierj). O reajuste será ofertado pela secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. O aumento será aplicado em janeiro de 2024, para pagamento em fevereiro.

— Os bolsistas do Centro de Ciência e Educação Superior estavam sem reajuste desde 2010. Com muito orgulho anunciamos, hoje, o aumento em 40% no valor das bolsas da Fundação Cecierj. Mais de 3.800 profissionais que atuam em nossos projetos educacionais serão beneficiados. No nosso estado o profissional da educação é valorizado — declarou o governador.

Atualmente, a Fundação Cecierj conta com 3.808 bolsistas, sendo 2.399 tutores e 990 coordenadores do Consórcio Cederj. Os outros bolsistas beneficiados trabalham nos projetos da instituição, como pré-vestibular, rede CEJA e divulgação científica.

O presidente da Fundação Cecierj, João Carrilho, destaca a orientação do governo na questão da valorização dos profissionais e a importância da educação pública.

O Consórcio Cederj foi criado para democratizar o acesso ao Ensino Superior público, gratuito e de qualidade na modalidade Educação a Distância (EaD). Já o Pré-Vestibular Cecierj (PVC) é um curso preparatório para as provas de acesso às universidades que atende, por ano, mais de 7 mil alunos em todo o Rio de Janeiro.

Os Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs) são escolas da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro, destinadas a jovens e adultos que estão fora da idade escolar e que desejam concluir o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.