Dinheiro extra movimenta a economia do Estado | Foto: Agência Brasil

O Governo do Estado do Rio de Janeiro vai depositar na sexta-feira, 30, a primeira parcela do 13º salário do funcionalismo público estadual. O abono natalino será repassado para cerca de 400 mil servidores ativos, inativos e pensionistas. O valor aproximado dessa folha de pagamento será de aproximadamente R$ 1,3 bilhão, dinheiro que poderá movimentar a economia fluminense.

— A antecipação dessa parcela do 13º salário, pelo terceiro ano seguido, é possível graças ao nosso compromisso de gerir os recursos públicos com planejamento, seriedade e responsabilidade — garante o governador do Rio, Cláudio Castro (PL).

A antecipação vem sem os descontos previstos em lei, como o Imposto de Renda e a contribuição previdenciária. De acordo com o calendário de pagamento do estado, a segunda parcela do 13º será depositada no dia 20 de dezembro.

O 13º salário é uma conquista do trabalhador brasileiro na qual o empregador fornece uma gratificação em um valor próximo ao salário mensal do profissional. A primeira parcela deve ser paga entre o dia 1º de fevereiro a 30 de novembro, enquanto que a segunda acontece até o dia 20 de dezembro. Segundo informações do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), os benefícios recebidos no ano passado foram responsáveis por inserir R$ 232 bilhões na economia do país. 

O dinheiro geralmente é destinado para quitar dívidas, pagar contas como IPTU e IPVA e até mesmo comprar presentes de fim de ano. No entanto, especialistas recomendam o uso da quantia como porta de entrada para o empreendedorismo ou para a constituição de reservas para emergências. 

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome