O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), lançou esta semana no Palácio Guanabara, o programa ‘Me Leva RJ’, que dará acesso gratuito a pontos turísticos, culturais, esportivos e de lazer do Estado a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Entre os locais incluídos no ‘Me Leva RJ’ estão o AquaRio, o Cristo Redentor, o Maracanã e o Bondinho Pão de Açúcar, na capital, e ainda o Museu Imperial de Petrópolis, o Bioparque e outros locais.
Além de garantir a entrada gratuita nos locais em que é cobrado ingresso, veículos do projeto buscarão os participantes do programa na cidade em que moram, levarão os grupos até os locais escolhidos e, após a visitação, os grupos serão levados de volta ao ponto de partida do passeio.
— O programa vai promover acesso a esses espaços. Vai inserir as pessoas no Rio de Janeiro, promovendo inclusão social e proporcionando a oportunidade para aqueles que não teriam condições de arcar com a despesa. Moradores de todos os municípios podem se inscrever para participar — previu o governador.
Apesar do caráter de incentivo ao turismo, o ‘Me Leva RJ’ é uma iniciativa da secretaria de Governo, com apoio das secretarias de Cultura, de Esporte e Lazer, de Turismo e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
Inscrições — As inscrições para participar do programa são realizadas em um formulário disponibilizado nas redes sociais do programa (@melevarj) ou pelo e-mail. E devem ser realizadas por instituições como escolas, organizações não-governamentais, associações e outras entidades com CNPJ ativo que representam ou assistem pessoas em situação de vulnerabilidade econômica.
Durante a inscrição, deve-se definir o tipo de passeio desejado – turismo, cultura, esporte e lazer e grandes eventos. Após a solicitação, as instituições interessadas receberão orientações para organizar as visitas e indicar preferências de locais e atividades.
Cada grupo, formado por no mínimo 10 pessoas, será acompanhado por monitores, responsáveis por garantir a segurança e o bem-estar dos participantes durante os passeios. O transporte é realizado por veículos institucionais identificados, operados por motoristas do programa. Serão realizadas inicialmente 10 ações por semana, com a expectativa de crescimento.
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.