Espetáculo ‘Memórias da Trindade’ retrata história caiçara em Paraty e Ilha Grande

0
38

Personagens principais retratam trindadeiras cheias de histórias | Foto: Divulgação

A Companhia de Teatro Rosa Carmo Queiroz está apresentando na Costa Verde, o espetáculo ‘Memórias da Trindade’, que revive a trajetória da vila caiçara de Trindade, em Paraty e reforça a cultura caiçara em todo o litoral sul do Estado do Rio. As primeiras sessões foram no fim de abril no Provetá, na Ilha Grande. Agora as apresentações serão nos dias 9 e 10 de maio, na associação de moradores de Trindade (Amot); e nos dias 16 e 17 de maio na Casa da Cultura de Paraty.

Através das personagens Dina e Carmira, duas anciãs trindadeiras, a narrativa resgata histórias de indígenas, piratas e famílias tradicionais, até as transformações trazidas pelo progresso. A montagem combina atuação, manipulação de bonecos, teatro de sombras, animações e música ao vivo, além de oferecer acessibilidade em língua de sinais (Libras) pela primeira vez.

Espetáculo foi apresentado na praia de Provetá, na Ilha | Foto: Divulgação

Os bonecos foram inspirados em moradores antigos da região, reproduzindo traços e expressões características, criando uma experiência emocional para o público. Fundada em 2007, a companhia busca preservar a memória oral caiçara e fortalecer a identidade cultural local.

Realizado por meio da Lei Paulo Gustavo, o espetáculo conta com apoio do Governo Federal, Ministério da Cultura e Secretaria de Estado de Cultura do RJ, celebrando a resistência das comunidades tradicionais do litoral fluminense.

TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.