Em tempos de maiores expectativas e qualidade de vida, e de uma consciência mais ampla da sociedade em relação a preconceitos como o etarismo, a idade vem deixando de ser uma restrição e ganha, cada vez mais, um sinônimo condizente ao que realmente pode representar: a experiência.
No mercado de trabalho, esta realidade também está mudando. Ao analisarem perfis de candidatos acima dos 40 anos, empresas têm valorizado características específicas e importantes nessa faixa etária, como o conhecimento e a maturidade.
A experiência acumulada ao longo dos anos é vista como um diferencial valioso, pois traz consigo uma compreensão aprofundada de como lidar com diversas situações profissionais e pessoais. A maturidade, por sua vez, apresenta equilíbrio e inteligência emocional, a capacidade de tomar decisões ponderadas e lidar com pressões e desafios de forma mais consciente.
Daniela Simões, coordenadora do curso de Recursos Humanos da Faculdade Unime-Anhanguera, afirma que a resiliência e a adaptação em relação a mudanças em diferentes ambientes e situações são características que, geralmente, surgem pela vivência profissional, e que são buscadas no mercado de trabalho.
— Uma característica muito valorizada é a estabilidade. Candidatos que possuem um histórico profissional mais estável são vistos como mais comprometidos e leais aos empregadores — afirma ela.
Apesar da possibilidade de a idade continuar sendo um empecilho ou funil discriminatório na busca por oportunidades de emprego, dados comprovam que profissionais acima dos 40 anos se tornaram ainda mais ativos na educação superior. O último Censo da Educação Superior, feito pelo Ministério da Educação em 2021, mostra que quase 600 mil brasileiros na faixa de 40 anos estão fazendo cursos de graduação.
Orientações — Candidatos acima dos 40 anos devem estar dispostos a se atualizarem e adaptarem-se às mudanças do mercado. Demonstrar habilidades, estar aberto a novos modelos de trabalho, investir no próprio desenvolvimento profissional e destacar experiências e diferentes perspectivas podem ser diferenciais na busca por oportunidades de emprego. Daniela lista pontos importantes para valorizar estes profissionais:
- Destaque na experiência: Nas entrevistas de emprego, é importante que candidatos enfatizem conquistas, cases de sucesso e habilidades adquiridas em cada experiência profissional acumulada ao longo dos anos.
- Atualização e capacitação: É importante se manter atualizado e em constante aprendizado, assim como acompanhar tendências e inovações para o cargo pretendido e realizar cursos ou workshops focados no futuro de cada área de atuação.
- Flexibilidade e entusiasmo: Assumir riscos e desafios são pontos relevantes para o mercado, mostram que o profissional possui flexibilidade para diferentes funções e responsabilidades. Além disso, adotar uma postura de energia e entusiasmo pela área de atuação denota vontade de aprender e lidar com novos desafios.
- Contatos: Muitas vezes, o networking (rede de contatos, em inglês), é um dos grandes responsáveis por realocações de profissionais acima dos 40 anos, no mercado. Construir bons relacionamentos profissionais durante a carreira, conectando-se com antigos colegas, por exemplo, pode ajudar na busca por oportunidades de trabalho.
- Foco nas habilidades: As habilidades adquiridas em cada experiência profissional são genuínas de cada pessoa e podem ser aplicadas em diferentes contextos e situações. Destacar cada aptidão e pontos fortes para recrutadores abre portas para oportunidades em diferentes áreas e funções.
Setores com mais contratações no mercado
De acordo com pesquisa realizada pela plataforma Gupy, os setores que mais contratam profissionais acima dos 40 anos são os de serviço, varejo, saúde, indústria e logística. Mas, uma tendência em outras áreas também foi observada e as contratações nas áreas de controladoria, marketing e comunicação e recursos humanos registraram crescimento significativo nos últimos anos.
Sobre posições de trabalho, há um maior número de profissionais em cargos de operador e auxiliar, mas a maioria das contratações vem sendo para cargos de lideranças (gerentes, supervisores e coordenadores).
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho