Ar-condicionado virou item relevante em muitas escolas do país | Foto: site webarcondicionado
Em meio à terceira onda de calor do ano no estado do Rio e aos relatos de desconforto em várias escolas do interior fluminense, em Angra dos Reis a meta da prefeitura é concluir a instalação de aparelhos de ar-condicionado em todas escolas e creches (CEMEI’s) da cidade em até dois anos. O compromisso foi firmado inclusive pelo atual secretário municipal de Educação, Paulo Fortunato, durante entrevista à rádio Costazul FM.
— Encerramos 2024 com 29 unidades totalmente climatizadas e em funcionamento. Em 2021 eram duas ou três apenas. Todas as unidades de ensino que hoje são inauguradas ou revitalizadas, elas já têm o pacote de climatização inserido nelas. Estão em processo de climatização, mais 22 escolas. Com isso nós teremos em breve 55% da rede já climatizada — afirmou o secretário.
Paulo acrescentou que o ‘processo de climatização’ não é apenas comprar e colocar em funcionamento os aparelhos de ar-condicionado. Na ampla maioria dos casos, a prefeitura teve de fazer engenharia elétrica prévia, com mudança em fiações, quadros de energia e ampliação da capacidade de consumo para absorver os novos equipamentos.
De acordo com o secretário, os 45% restantes da rede (41 escolas) já estão em processo de climatização, com projetos de engenharia prontos e com a contratação dos serviços aguardando liberação do governo. Até o final de 2027, portanto, o secretário previu ter 100% da rede com aparelhos de ar-condicionado instalados, incluindo nas escolas mais antigas da rede. A prefeitura deverá abrir no segundo semestre mais dois CEMEI’s, em Jacuecanga e no Centro, e ambas com a climatização instalada.
Por causa do calor, na semana de 17 a 21 de fevereiro a prefeitura angrense optou por reduzir o horário de funcionamento nas escolas sem ar-condicionado instalado. Como medida paliativa, a secretaria de Educação reforçou a instalação de bebedouros e oferta de água nas unidades.
Durante a entrevista ao vivo, o secretário Paulo Fortunato ainda afirmou que até o final do primeiro bimestre deste ano letivo, toda carência de professores Docente II (de 6º ao 9º ano) será zerada, com a contratação de mais profissionais, dando a entender que a prefeitura poderá recorrer ainda a processo seletivo simplificado ainda este ano.
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.