Regularização tem por objetivo evitar acidentes e reduzir a poluição visual | Foto: Agência Brasil

A Enel Distribuição Rio iniciará, no dia 1º de agosto, uma série de ações de fiscalização e regularização da fiação de telecomunicações nos postes da companhia em Angra dos Reis. O objetivo é inspecionar a estrutura dos cabos nos postes e remover fios e equipamentos de empresas de telefonia e internet que estejam irregulares.

As ações serão realizadas nas seguintes vias do município: Alameda dos Gaviões, Avenida Francisco Magalhães de Castro, Estrada Angra Getulândia, Estrada Santa Rita, Rua Bela Vista, Rua Francisco Alves de Lima, Rua Getúlio Vargas, Rua Japoranga e Rua Santa Bárbara.

De acordo com as Resoluções conjuntas 001/1999 e 004/2014 das agências reguladoras dos setores elétrico e de telecomunicações (Aneel e Anatel), as empresas que utilizam a infraestrutura dos postes devem seguir o plano de ocupação e as normas técnicas da distribuidora de energia local. O compartilhamento de postes permite o uso simultâneo da infraestrutura para redes de distribuição aérea de energia e telecomunicações. A gestão é feita pela empresa titular do poste, que oferece o serviço por meio de um contrato de aluguel.

As inspeções são fundamentais para garantir o uso ordenado dos postes. “Todas as empresas de telecomunicação são previamente notificadas sobre essas ações de regularização, bem como sobre as normas técnicas para uso e compartilhamento de postes. Ainda assim, infelizmente, muitas empresas insistem em não cumprir as normas técnicas e acabam sobrecarregando os postes. Essa prática é muito nociva para a segurança dos clientes e o fornecimento de energia”, ressaltou Fabiana Susana Passos, responsável operacional da área de Compartilhamento.

A Enel Distribuição Rio tem realizado ações de regularização na fiação de telecomunicação dos postes há mais de um ano, como parte das atividades regulares do plano de fiscalização da empresa. Além de combater irregularidades e reduzir o risco de acidentes, a regularização também visa diminuir o impacto visual causado pelo excesso de cabos.

Para denunciar uma fiação irregular ou verificar se uma empresa está cadastrada, os clientes podem entrar em contato com a companhia pelo telefone 0800 280 2375 ou pelo e-mail atendimento.nas@enel.com.

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