Volta Redonda é a cidade da região que mais gerou empregos este ano, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, divulgados no último dia 24. A cidade assumiu a dianteira após a geração excepcional de 711 vagas em abril deste ano. Até então era Angra dos Reis a líder. Só que a cidade do litoral teve novo revés no mês passado, fechando 43 postos de trabalho.
Para se ter uma ideia, Angra dos Reis, no mesmo período fechou quase mil postos de trabalho, o que já foi objeto de reportagem do próprio Tribuna Livre.
— O resultado de abril é o melhor resultado de empregos para Volta Redonda desde 2007. É consequência das políticas voltadas para geração de empregos no município, principalmente para a microeconomia — acredita o secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade, Joselito Magalhães.
— Geração de empregos é pauta do nosso governo desde o início, sempre foi uma das nossas prioridades. A maioria dos moradores de Volta Redonda conhece um caso de alguém da família que teve que deixar nossa cidade por falta de oportunidade de emprego. E isso está mudando. E nós vamos melhoras cada vez mais — crê Samuca.
Outros destaques positivos da região são Resende (+258) e Mangaratiba (+59) que em abril manteve o índice anterior, sem alterações. Rio Claro não foi medida pelo Caged em abril, estranhamente.
Com saldos negativos no ano estão Paraty (-38), Barra Mansa (-96) e Itaguaí (-272). As grandes cidades da região metropolitana do Rio continuam enfrentando dificuldades, com saldos negativos em 2019.
Brasil — Em todo o país houve a abertura de 129,6 mil novas vagas de emprego em abril, com mais de 1,3 milhão de admissões. Este foi o melhor resultado para abril desde 2013, quando o Caged registrou a criação de 196,9 mil vagas.
Foto: Divulgação / PMVR / Reproduções
Publicado antes na edição 251 do jornal Tribuna Livre.
GOSTOU DESTE TEXTO?
Assine o jornal Tribuna Livre e receba a edição impressa. Clique aqui.