Primeiro prefeito de origem caiçara a governar a cidade de Paraty, Luciano Vidal (MDB) tenta manter o comando da cidade na eleição deste ano, defendendo em primeiro lugar as muitas realizações e os grandes investimentos que foram feitos no município nos últimos sete anos. O projeto de gestão iniciado pelo ex-prefeito Casé Miranda (2013/19) já passou por duas aprovações anteriores da população.

Com apoio do próprio Casé e também do ex-prefeito Zé Cláudio (2001/04), Vidal tem o desafio de consagrar assim, nas urnas, mais uma vitória do grupo que administra a cidade. Como as disputas em Paraty têm sido muito acirradas nos últimos cinco anos, vencer com uma maioria folgada seria um sinal extra de reconhecimento da população.

Na semana que antecede o dia da votação, a ordem é não perder nenhum voto que possa fazer falta na contagem final. Em 2016, a disputa na cidade foi decidida por apenas cinco votos. Um trauma para quem perdeu (o candidato derrotado chegou a pedir indenização na Justiça pela derrota), mas também difícil para quem ganhou. Três anos depois a cidade teve de passar por outra eleição, vencida desta vez por 34 votos de diferença.

O Hospital Hugo Miranda, inaugurado em 2019
Cinema da Praça

Na campanha deste ano, o prefeito Vidal exalta os vários feitos da gestão local desde 2013, entre eles o novo hospital municipal Hugo Miranda (que tem aprovação acima de 80%); o Cinema da Praça, única sala de projeção pública da região; a conquista do título de Patrimônio Mundial da Humanidade, obtida em 2019 e, muito recentemente, a condução até agora bem sucedida da crise da Covid-19. Há mais de um mês a cidade não tem mortes por causa da doença e praticamente todos os serviços estão em funcionamento.

Em Paraty porém, fazer um bom governo nem sempre é o suficiente para garantir o voto dos moradores. Os eleitores se dividem na cidade por cores e o clima de disputa é renhido e até parecido com o das torcidas de times de futebol. Tirar ‘um voto’ do outro lado é sempre um esforço.

Apesar de haver mais três candidatos, o adversário direto de Vidal é o ex-prefeito Zezé Porto (PTB), que disputa a prefeitura pela sexta vez. Ele foi prefeito de 2005 a 2012 e o seu legado é controverso. Apesar da boa aprovação popular, Zezé teve condenações no Tribunal de Contas do Estado (TCE/RJ), deixou obras inacabadas na cidade e figura na lista de maus gestores já punidos pelo colegiado de contas.

Cidade não terá novo fechamento após a eleição

A prefeitura de Paraty desmentiu boatos e informações falsas de que pretende impor novo fechamento (lockdown) ao município após as eleições. De acordo com a secretaria de Saúde, os números atuais da Covid-19 indicam que a cidade está saindo do estágio de gravidade. A secretária de saúde, Carla Lacerda, afirmou que não há mais casos diários da doença sendo diagnosticados e o município não registra óbito por causa da Covid-19 há mais de um mês. As informações de que o prefeito Luciano Vidal (MDB) pretende ‘fechar a cidade’ após a eleição são falsas e fruto da disputa política local.

O Hospital de Campanha montado para receber apenas os pacientes graves da doença já foi desativado. O prefeito Vidal garantiu que não há nenhuma programação para novo fechamento do comércio ou do turismo, já que a situação da doença está controlada. Para circular pela cidade é obrigatório o uso de máscara e manter o distanciamento social, conforme as recomendações das autoridades de saúde.

Fotos: Reproduções

Publicado antes na edição impressa do Tribuna Livre (nº 299)

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça este trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/eleicao-2020-lista-suja-do-tce-ameaca-pre-candidatos-em-paraty-e-volta-redonda/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome