Apesar de a campanha eleitoral de fato só começar de fato em julho, o ambiente pré-pleito já está carregado e repleto de atividades. Quem está atrás precisa de mais empenho na corrida e, claro, correr mais.
Nesta segunda-feira, 10, por exemplo, o ex-prefeito de Nova Iguaçu e pré-candidato ao Senado pelo PT do Rio, Lindberg Farias, participa de um almoço com a pré-candidata à Presidência da República, Dilma Roussef, e o governador do Rio e pré-candidato à reeleição, Sérgio Cabral (PMDB). O encontro, promovido pelo diretório estadual do PT, será numa churrascaria na via Dutra, em São João de Meriti, e pretende reunir dezenas de prefeitos fluminenses, vereadores das 13 cidades da Baixada Fluminense, deputados federais e estaduais da aliança pró-Dilma, além do presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Jorge Picciani, também pré-candidato ao Senado pelo PMDB. O objetivo é unir forças das lideranças do Estado em torno da candidatura de Dilma à Presidência.
O evento será fechado, mas precedido de uma coletiva para a Imprensa.
No sábado que vem, 15, quem se movimenta pela Costa Verde é o ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (PR), pré-candidato a voltar ao Governo fluminense. Num evento que está sendo organizado pelo ex-deputado estadual Aurélio Marques (PR), Garotinho estará em Angra para um almoço com lideranças regionais, no Clube Real, na Grande Japuíba. A confraternização deverá reunir vereadores, parlamentares federais e estaduais e visitantes dos municípios vizinhos. Por onde passa, Garotinho arrasta extensa comitiva, integrada, entre outros pelo pré-candidato ao Senado, bispo Manoel Ferreira (PR), da Assembleia de Deus.
Garotinho, aliás, deverá receber, em Angra, apoio explícito do presidente regional do Partido Social Cristão (PSC), Hugo Leal (*), que poderá confirmar o apoio da legenda à sua volta ao Palácio das Laranjeiras. (Leia na nota abaixo, desmentido oficial de Leal sobre o posicionamento do PSC nas eleições estaduais)
Os movimentos mais tímidos da pré-campanha no Rio estão com o pré-candidato Fernando Gabeira (PV), cuja aliança com o DEM do ex-prefeito do Rio, César Maia, pré-candidato ao Senado, ainda não está oficializada, o que deverá acontecer nos próximos dias.
Atualização às 16h20 — Em comunicado enviado ao Tribuna Livre por e-mail, o deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ) informa que, ao contrário do que foi publicado na nota acima, no dia 9 de maio, ele não é o presidente regional do Partido Social Cristão. O cargo é conferido ao secretário de Estado de Trabalho e Renda, Ronald Ázaro. Hugo Leal esclarece ainda que não conversou nem costurou apoio político ao ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (PR), pois essa é uma atribuição da Executiva Regional.
Siga o Tribuna Livre no twitter. www.twitter.com/tribunalivre