Prefeito angrense participou de audiência promovida por Áureo | Foto: Divulgação

Apesar de as obras de construção da usina Angra 3 já terem sido retomadas, só a partir de setembro se terá movimentação grande de pessoas no canteiro, com cerca de 1,5 mil contratações. A previsão foi feita pela direção da Eletronuclear na semana passada durante audiência pública da comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento ocorreu a pedido do deputado federal Áureo Ribeiro (Solidariedade) que presidiu a discussão.

Além do prefeito angrense, Fernando Jordão (PL), participaram do encontro o presidente da Eletronuclear Leonnam Guimarães, vereadores e o ex-vice-prefeito angrense Leandro Silva (2013/16), que tem assessorado o parlamentar federal nas questões relacionadas à Costa Verde.

Fernando Jordão defendeu a retomada imediata das obras em Itaorna, que estão paralisadas desde 2016.

— Essa paralisação só causa prejuízos à cidade e ao país — disse ele.

Jordão também cobrou o pagamento de contrapartidas socioambientais a fim de, segundo ele, ‘equacionar a dívida da empresa com a cidade’.

Representantes do consórcio de empresas já contratadas para concluir o empreendimento também estiveram presentes. Leandro Silva teve oportunidade de falar pelo município e focou seu questionamento na na necessidade de contratação da mão-de-obra local para as obras da nova usina. Ele questionou os investimentos a serem feitos na preparação dos trabalhadores locais.

Parlamentares angrenses estiveram em Brasília | Foto: Divulgação

— Não dá para retomar uma obra parada há 7 anos e deixar que essas vagas geradas sejam ocupadas por gente de fora. A Eletronuclear tem uma dívida com a cidade. Se o ônus das usinas ficam com Angra, os empregos também devem ficar. A qualificação do morador local já deveria ter sido feita pela empresa — defendeu ele.

O presidente da Eletronuclear, Leonam, afirmou que apesar das contratações passarem pelo Banco de Talentos da prefeitura, a discussão na comissão sobre a qualificação local ‘acendeu uma luz amarela’, disse ele. A empresa comprometeu-se a buscar uma saída para o caso.

Ficou marcada para agosto uma visita do deputado Áureo e demais autoridades a fim de acompanharem o andamento das obras e a reposta dos encaminhamentos tirados pela audiência pública.

Fotos: Divulgação

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia mais:

http://br918.teste.website/~tribu449/congresso-fara-audiencia-para-discutir-cronograma-de-obras-de-angra-3/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome