Suspensão do transporte universitário impacta dezenas de estudantes | Foto: Reprodução

Na esteira das medidas de corte de despesas empreendidas pela Eletronuclear este ano, o transporte universitário entre Angra dos Reis e cidades do Sul Fluminense foi suspenso. A própria empresa emitiu nota oficial justificando a decisão que impacta dezenas de estudantes usuários destes ônibus, incluisve funcionários da empresa e seus dependentes.

Segundo a empresa, a medida faz parte de um ajuste financeiro, determinado pelos órgãos de controle e acionistas, para equilibrar despesas em limites estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O corte de despesa impôs redução na frota própria e os ônibus contratados passaram a ser exclusivos para o Plano de Emergência Local e transporte de funcionários, resultando na suspensão dos serviços considerados não essenciais (caso do transporte universitário).

A Eletronuclear reforçou que a concessão do transporte universitário era um benefício originalmente voltado aos funcionários e, posteriormente, estendido a seus dependentes e à comunidade devido a vagas ociosas. No entanto, afirma a empresa, não se tratava de exigência legal ou condicionante socioambiental.

A empresa afirmou ainda que buscou alternativas até janeiro deste ano para manter o serviço, mas qualquer solução comprometeria as diretrizes de segurança do Plano de Emergência Local. Por fim, destacou seu compromisso com a eficiência operacional e o equilíbrio econômico-financeiro, visando a geração de emprego e renda para a região.

TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.

Leia mais: