O ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, que é pré-candidato ao governo do estado do Rio, esteve em Angra dos Reis nesta quarta-feira, 22, para encontro com militantes, sindicalistas e empresários, além de dirigentes políticos locais de vários partidos. Em entrevista exclusiva ao Tribuna Livre, ele destacou os temas principais que pretende defender na campanha e alfinetou seus principais adversários: o governador Cláudio Castro (PL) e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB). Neves diz apostar que, a partir do momento em que o eleitorado passe a conhecê-lo, suas chances de ir ao segundo turno aumentariam muito.
— O que vai acontecer é termos mais apoio, porque eu seguramente tenho a menor rejeição. Os apoiadores do governador Cláudio Castro estão trabalhando para que o Freixo esteja no segundo turno porque sabem que a candidatura do Freixo é mais fácil de ser derrotada. Estão com medo que eu passe ao segundo turno. Onde as pessoas me conhecem, como em São Gonçalo e Niterói, eu lidero as pesquisas, tenho rejeição muito menor que meus adversários e venceria no primeiro turno até — avalia o ex-prefeito.
As contas do pedetista fazem sentido. Ex-prefeito por dois mandatos e tendo deixado a prefeitura com aprovação alta (inclusive elegendo o sucessor no primeiro turno), Rodrigo Neves conta com sua própria experiência de ex-gestor e os resultados de seu governo para ampliar as defecções no campo da esquerda (incluindo setores do PT, PCdoB e PSB, ele aposta) além da própria consciência do eleitorado ao analisar as opções e candidatos. Hoje Neves aparece atrás de Castro e Freixo em todas as pesquisas. O ex-prefeito crê que a situação é temporária e faz uma comparação.
— O que está em jogo na eleição é a análise do povo sobre a capacidade de resolver os problemas da vida das pessoas. O deputado Freixo nunca teve experiência administrativa e o Cláudio Castro é a continuidade do desgoverno atual. O Rio é um carro numa estrada esburacada, perto de um precipício. Você daria este carro para uma pessoa que nunca dirigiu na vida, conduzir? — pergunta o pré-candidato.
Desenvolvimento — Entre as prioridades de um eventual governo, o pedetista elege o emprego e o desenvolvimento; a educação e o amparo às crianças e adolescentes; além de propor aumentar os canais de interlocução e investimento nas cidades do interior. Para a Costa Verde fluminense, Neves acena com a recuperação das indústrias do setor naval, planejamento para o turismo, saneamento básico e um ambiente mais favorável para o empresariado, com redução de impostos. Ele critica, por exemplo, o fato de o custo da energia no Rio ser tributado em 32%, por meio do ICMS.
Em Angra, além de atender à Imprensa, Rodrigo Neves participou de uma reunião com sindicalistas dos setores rodoviário e metalúrgico e visitou a sede da associação comercial angrense.
(*) A íntegra da entrevista com Rodrigo Neves pode ser ouvida no nosso podcast.
Foto: Divulgação
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.
Leia também: