Pesquisa do instituto Ipec divulgada nesta terça-feira, 24, mostra que o ex-presidente Lula (PT) é o grande eleitor no Rio de Janeiro neste momento da disputa pré-eleitoral. Além de liderar as intenções de voto para presidente no Estado, Lula ainda teria peso para interferir nas disputas ao Governo do Estado e Senado em favor de ‘seus’ candidatos. O fenômeno é semelhante ao que ocorre também em outros estados do Sudeste e Nordeste brasileiros.
Em números absolutos, a pesquisa Ipec mostra Lula com 46% das intenções de voto dos eleitores do Rio, contra 31% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Não é feita sondagem de segundo turno nesta simulação.
A pesquisa foi contratada pela Associação Rio Indústria e realizada entre os dias 19 e 22 de maio. O levantamento ouviu 1.008 entrevistados de 32 municípios do Rio. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Resultado da pesquisa presidencial no Rio de Janeiro (estimulada):
Lula da Silva (PT): 46%
Jair Bolsonaro (PL) : 31%
Ciro Gomes (PDT): 4%
João Doria(PSDB): 2%
André Janones (Avante): 1%
Felipe d’Ávila (Novo): 1%
Simone Tebet (MDB): 1%
Vera Lúcia (PSTU): 1%
Brancos / Nulos: 7%
Não sabem / Não responderam: 5%
Senado — Lula aparece com peso para desequilibrar a disputa ao Senado no Rio na sondagem do Ipec. Quando associado a Lula, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio, André Ceciliano (PT), vê suas intenções de voto subirem de modestos 8% para 40% e liderar. Sem associação a Lula, a disputa segue com o senador Romário (PL) à frente, com 29%. Romário é o candidato do presidente Bolsonaro no Estado.
Lula também altera a preferência do eleitorado na disputa ao Governo do Estado. Na pesquisa Genial/Quaest, divulgada na semana passada, quando associado ao ex-presidente, Marcelo Freixo descola um pouco do governador Cláudio Castro (PL) e chega a 40% das intenções de voto, contra 37% do candidato de Bolsonaro.
A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-04025/2022 e no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o protocolo Nº RJ-07114/2022.
Foto: Agência Brasil
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.
Leia mais: