Pesquisa do instituto Ipec divulgada nesta quinta-feira, 21, reafirma vantagem do governador Cláudio Castro (PL) na disputa pelo governo do Estado. Castro aparece mais uma vez numericamente à frente do deputado federal Marcelo Freixo (PSB). A simulação, porém, confunde o eleitor ao colocar na disputa os nomes do ex-governador Anthony Garotinho (UB) e o ex-prefeito Marcelo Crivella (REP). Garotinho já anunciou desistência da disputa e Crivella cogita disputar o Senado.
Na simulação feita entre os dias 16 e 19 de julho, com 1.008 pessoas, Cláudio Castro aparece com 19% contra 13% de Freixo. 26% dos eleitores manifestam desejo de votar em branco ou anular. Somados aos 11% que ainda não sabem, são quase 40% do eleitorado. Este número aliás, chega a até 33% mesmo quando a pesquisa afunila a simulação no segundo turno entre Castro e Freixo.
Atrás do ‘pelotão da frente’ estão Crivella (10%), Garotinho (6%) e Rodrigo Neves (PDT), com 5%. Na simulação sem Crivela, Garotinho salta para 9%, mas ainda aparece atrás de Castro (20%) e Freixo (14%). A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número RJ-08610/2022.
Disputa nacional — O instituto Ipec também mediu o humor do eleitorado do Rio de Janeiro na disputa à presidência da República. O Rio é o terceiro maior colégio eleitoral do país. A exemplo de outras simulações, o ex-presidente Lula (PT) segue liderando no Rio com 41% da preferência. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 34% das intenções de voto. Num eventual segundo turno entre os dois, Lula venceria por 47% a 39%.
Na eleição para o Senado, o atual senador Romário Faria (PL) lidera com 30% das intenções de voto. Em segundo lugar, num empate técnico, estão Crivella e Alessandro Molon (PSB), com 11% e 9% da preferência, respectivamente.
Foto: Reprodução/Redes sociais
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.
Leia também: