A ex-deputada Andreia Almeida Zito (UB) tenta voltar este ano ao Congresso Nacional, após trajetória de sucesso no legislativo no início dos anos 2000. Ela iniciou a carreira política ainda na juventude, no período em que os processos de reconhecimento e valorização da mulher se acentuavam no Brasil. Sua primeira vitória nas urnas foi em 98, quando tomou posse como deputada estadual pelo PSDB aos 24 anos de idade, reeleita depois em 2002. Quatro anos depois, em 2006, foi eleita deputada federal com mais de 190 mil votos.
Com coragem e ousadia, Andreia avançou numa carreira em que poucas mulheres conseguiram permanecer. Com base em experiência e boa conduta, em bons princípios, ainda ocupa um espaço num universo político onde a mulher precisa ser ouvida por outra mulher, o que de fato evidencia a necessidade desta representatividade.
— Nós mulheres temos grande importância no cenário politico. Nem sempre a mulher da política tem credibilidade em si, mas temos muito a somar em todos os aspectos, porque dentro de nós existe sensibilidade. Somos mães, esposas, trabalhadoras e por vezes, mais sensíveis as necessidades da população. Na política precisamos de determinação porque apesar dos nossos avanços, ainda estamos em passos lentos. Sempre falei que a mulher deve ter um espaço maior, principalmente na Mesa Diretora da Câmara e nas comissões — afirma a Andreia, cujo pai, Zito, foi prefeito de Duque de Caxias em duas ocasiões.
Com olhar atento, Andreia atuou incansavelmente para reduzir a desigualdade social nas áreas mais pobres e priorizou as suas ações na melhoria da educação básica no Rio de Janeiro.
Além de obras de saneamento, melhorias no salário do professor da rede pública e defesa ao meio-ambiente, como parlamentar apoiou a atração de empresas para a região, o que possibilitou o aumento da oferta de emprego e renda. Com sua atuação parlamentar conseguiu a implantação do Campus da UERJ em Duque de Caxias, que foi a primeira grande conquista no setor da educação. A deputada Andreia Zito ainda assumiu por dois anos a presidência da Comissão de Educação da Alerj.
Com a experiência de boa atuação e vontade de continuar trabalhando pelo Rio de Janeiro e pelo Brasil, Andreia Zito é novamente candidata a deputada federal na eleição de 2022.
Foto: George Gianni/PSDB
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.
Leia também: