A maioria dos eleitores das cinco cidades da Costa Verde optaram por renovar os mandatos de todos os atuais prefeitos. Em nenhum dos municípios, desafiantes conseguiram superar a preferência do eleitorado pelos atuais gestores. Foram reeleitos Luciano Vidal (MDB), em Paraty; Fernando Jordão (MDB), em Angra; José Osmar (PSC), em Rio Claro; Alan Bombeiro (Progressistas), em Mangaratiba; e Dr. Rubens, o Rubão (Podemos), em Itaguaí.
A disputa mais apertada voltou a ser em Paraty, onde Luciano Vidal venceu o adversário Zezé Porto (PTB) por uma diferença de 36 votos. Resultado muito parecido com a eleição suplementar em 2019, quando o emedebista bateu o mesmo oponente pela diferença de 34 votos. A vitória de Vidal renova o mandato iniciado pelo ex-prefeito Casé Miranda (MDB), iniciado em 2013.
Em Itaguaí, o prefeito Rubão venceu com os votos de apenas 17,7% dos eleitores. O segundo colocado, Donizeti (Cidadania) teve pouco mais de 1 mil votos de diferença. Rubão assumiu a prefeitura no final de 2019 depois que o ex-prefeito Charlinho foi cassado junto com o vice-prefeito. Rubão era o presidente da Câmara na ocasião e ascendeu à chefia do Executivo. a baixa votação de Rubão se explica pelo alto número de candidatos à prefeitura. Foram 14. E quatro deles pontuaram acima ou próximo de 10% da preferência.
Outra disputa acirrada foi em Mangaratiba, onde o prefeito Alan bateu o ex-prefeito Aarão de Moura (Cidadania) por 51,7% contra 39,9%. A diferença de pouco mais de 3 mil votos pode ser considerada pouca, levando-se em consideração que Aarão foi cassado pela Justiça Eleitoral em 2017, por irregularidades cometidas durante mandato anterior na prefeitura.
Em Angra dos Reis, o prefeito Fernando Jordão teve reeleição mais tranquila, obtendo 52,6% dos votos contra o principal desafiante, o vereador Zé Augusto (Progressistas), que alcançou 36,2% dos votos válidos. Claudinho (PDT) e Vaguinho (DC) vieram em seguida com 3,9% e 2,3% respectivamente. A soma de votos de todos os candidatos ainda ficou inferior à votação de Fernando que, aos 68 anos de idade, vai governar Angra dos Reis pela quarta vez, somando ao final 16 anos de gestão.
A vitória mais folgada na região foi a do prefeito Zé Osmar, em Rio Claro. Ele teve 58% dos votos na cidade contra Dr. Daniel (MDB), que obteve 24,2%. A cidade tem 15,6 mil eleitores, dos quais 11,3 mil foram válidos.
A maior abstenção (ausência do eleitor na votação) foi em Angra dos Reis, com 27,7% de eleitores ausentes. Somados aos votos nulos e brancos, foram 37% de votos considerados não válidos de um total de 130 mil eleitores. A menor abstenção foi em Paraty, com 21,4% de ausentes, sem dúvidas o pleito mais disputado da região.
Fotos de arquivo
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.
Leia também: