Evento tem o objetivo de destacar as práticas e estratégias de ensino de unidades escolares da rede municipal de Angra. | Foto: Divulgação/PMAR

Hoje, dia 27 de agosto, o Centro Cultural Teóphilo Massad está sendo palco do VI Seminário Angra em Ação, evento que também marca a entrega da primeira edição do Prêmio Angra de Qualidade na Educação. Com foco nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2023, recentemente divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em 14 de agosto, o encontro que começou por volta das 8h30 se estenderá até às 17h.

A manhã do evento é dedicada a um seminário que aborda estratégias para a melhoria do IDEB, seguido por uma mesa de conversa. Posteriormente, o professor Luiz Carlos Becker, da Fundação Getulio Vargas (FGV), realizará uma palestra sobre liderança na gestão escolar. A cerimônia de premiação, um dos momentos mais aguardados do dia, ocorrerá às 14h, logo após o almoço.

Criado pelo Decreto nº 13.705, de 23 de agosto, e publicado no Boletim Oficial nº 1.951, o Prêmio Angra de Qualidade na Educação tem o objetivo de reconhecer e valorizar as escolas da Rede Pública Municipal de Angra dos Reis que se destacaram em termos de desempenho de aprendizagem, de acordo com os critérios estabelecidos pelo IDEB de 2023.

Categorias de Premiação

O prêmio é composto por quatro categorias:

  • “1º Lugar no IDEB – Professora Ana Maris de Figueiredo Ribeiro”: Destina-se à escola com o melhor desempenho geral no IDEB.
  • “Atingimento da Meta do IDEB – Professor José Antônio Novaes Jordão”: Reconhece as escolas que atingiram a meta estabelecida pelo índice.
  • “Desempenho Escolar – Professora Amélia Araújo Lage”: Premia as unidades que obtiveram as maiores notas de proficiência em língua portuguesa e matemática na avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
  • “Rendimento no IDEB – Professor José Américo Lomeu Bastos”: Desta categoria, participam as escolas que apresentaram o melhor rendimento conforme os resultados do índice nacional.

A avaliação das unidades de ensino para o prêmio seguiu rigorosamente as metas estipuladas pelo IDEB, focando na melhoria contínua da qualidade da educação, considerando tanto o desempenho acadêmico dos estudantes quanto o fluxo escolar.

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