Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Após repasse histórico do governo federal, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a secretaria de Educação de Angra investirá R$ 2,7 milhões na compra de produtos para a alimentação escolar do município, apoiando a geração de trabalho e renda para agricultores familiares rurais do município e de Paraty. Os alimentos já estão sendo distribuídos nas escolas.

Os interessados no programa se inscreveram mediante uma chamada pública realizada em setembro para a compra de alimentos como abobrinha, aipim, banana passa, banana prata, batata doce, cenoura, couve, inhame e palmito. O projeto estabelece a compra de alimentos por meio de contrato até o final de 2024.

Sete grupos, associações e fornecedores individuais se inscreveram no programa em Angra este ano, incluindo o Grupo Informal Paulo Barbeito, Grupo Informal Parceiros da Agricultura Familiar, Grupo Informal Unidos Pela Agricultura, Grupo Informal Família Ruopp, Cooperativa dos Produtores Rurais de Paraty (Pacová), Grupo Informal Família Paulo, Fornecedor Individual Isaías Bernardo e Associação dos Produtores Familiares de Santa Rita. 

— É o maior aporte já feito na agricultura familiar de Angra pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar. A iniciativa contribui para a promoção da alimentação saudável e adequada para os alunos da rede municipal, bem como o fortalecimento da agricultura familiar local — defende Paulo Fortunato, secretário de Educação.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar é coordenado pelo governo federal, por meio do Ministério da Educação, e estabelece a aplicação de recursos financeiros federais para atender aos estudantes matriculados em todas as fases e modalidades da educação básica fundamental. O propósito é contribuir para o crescimento e desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e da oferta de refeições saudáveis durante o período letivo.

— O Programa desempenha um papel de extrema importância no apoio à distribuição da produção agrícola. Este ano, o investimento no PNAE aumentou significativamente para suprir as necessidades atuais e estimular os agricultores a produzirem de forma mais eficiente e em maior quantidade — comemora o secretário de Agricultura de Angra, Wagner Junqueira.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.