Determinada a melhorar seus indicadores de desempenho e conhecer mais a fundo a própria rede de ensino e seus resultados, a secretaria de Educação de Angra dos Reis começa esta semana a aplicar testes de avaliação do ensino na rede pública municipal. Pelo cronograma, todas as escolas municipais submeterão aos alunos a prova do ‘Avaliar’ – Sistema de Avaliação da Rede Pública Municipal de Ensino.
Nos dias 10 e 11, as provas são para estudantes do 2º ao 5º ano do ensino fundamental e nos dias 17 e 18, para estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. As avaliações são de conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática apenas e aplicadas nas próprias salas de aula durante o período regular de estudo dos alunos.
O secretário municipal de Educação, Paulo Fortunato, explica os objetivos da avaliação. E lembra que o período de isolamento causado pela pandemia de Covid-19 influenciou o cotidiano escolar presencial e obrigou parte da educação às aulas virtuais. Avaliar o nível dos alunos agora é mais importante do que nunca, ele crê.
— Estamos colocando uma lupa na educação de Angra para que possamos saber o que está dando certo e o que temos que mudar. O sistema de avaliação nos apresentará um diagnóstico para traçarmos políticas públicas baseadas em fatos. Capacitamos nossa equipe para realizar este trabalho e contamos com toda a comunidade escolar – inclusive com os responsáveis das crianças e adolescentes – para o sucesso desse processo de avaliação — defendeu Paulo.
No final de julho, a proposta de avaliação foi esclarecida aos gestores de todas as escolas em um seminário com cerca de 120 profissionais de ensino e pedagogos do ensino fundamental, além de quase 150 auxiliares de direção e professores de Língua Portuguesa e Matemática.
A avaliação servirá como importante instrumento no planejamento de políticas públicas e ações pedagógicas futuras.
— Mais do que nunca, é hora de conversarmos sobre a avaliação. Não podemos ficar estagnados na forma de fazer educação. Temos mudanças de paradigmas no mundo que têm que ser levadas em consideração, porque atualmente o mundo entra em sala de aula. A gente precisa de um novo olhar para caminhar em sintonia, dialogando numa via da secretaria para a escola e da escola para a secretaria. Com um sistema para avaliar, diagnosticar e aprimorar o ensino, poderemos compreender o que poderá ser retomado, implantado e priorizado no planejamento pedagógico. Um olhar amplo da rede pode nortear as ações a serem implantadas pela prefeitura — explica o secretário Paulo.
A capacitação dos profissionais na implantação do sistema de avaliação de Angra conta com a parceria do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG, uma fundação que tem como compromisso a busca da qualidade da educação pública brasileira em parceria com as redes públicas de ensino do país.
Fotos: Divulgação/PMAR
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.
Leia mais: