O ano 2019 parece estar passando rápido não? Parece ontem que estávamos começando o ano cheios de planos e metas, além de muito otimismo. Agora, quando escrevo este texto, estamos já próximos do último bimestre do ano. Já já chega o Verão… será que estamos prontos para a temporada mais aguardada e mais esperada do ano?

Desde que comecei a trabalhar com turismo em Angra dos Reis, sabemos e discutimos muito sobre o período de baixa temporada, sobretudo o Inverno, Para nós empresários é o tempo de ‘vacas magras’ e, para o Poder Público, deve ser o tempo de planejamento para o aumento da movimentação de pessoas prevista para os meses de novembro a março, pelo menos. Por isso pergunto: será que já fizemos o dever de casa? Preparamos mais uma vez a cidade para o reaquecimento da economia?

Tivemos em 2019, uma baixa temporada muito severa, com baixíssima movimentação. A partir de agora começa o tempo de recuperação. No Conselho Municipal de Turismo tenho procurado chamar a atenção da prefeitura e da própria Fundação TurisAngra para as ações que devem ser implantadas agora para melhorar a situação na alta temporada. Destaco, por exemplo, a fiscalização sobre as atividades irregulares ou clandestinas, melhorias em cais e infraestrutura (preocupação que deve ser constante), reforço na segurança e atenção à Ilha Grande e à movimentação que sempre cresce por lá. Com a criação da secretaria especial da Ilha Grande, em âmbito municipal, é possível que estas questões sejam tratadas, Mas precisam ser vistas já, muito antes do Verão! Ainda dá tempo.

Comprometimento é isso! Acerto do governo do Estado

Desde o ano passado, como já relatei aqui no espaço desta coluna, estou acompanhando as ações dos novos gestores estaduais e federais nas áreas de turismo. Bem antes, aliás, de que tomassem posse efetiva dos cargos. Também, como já dito aqui, depositei muita confiança, sobretudo na gestão do governador Wilson Witzel (PSD), no Rio de Janeiro. Pois bem, quase um ano depois da eleição, é preciso reconhecer o acerto das suas políticas na área do desenvolvimento do turismo no Rio. Não por acaso, o próprio governador diz que o turismo é a saída do Rio. E é mesmo!

No início de outubro estive mais uma vez com Witzel (foto) e o parabenizei pessoalmente pelas decisões corretas que estão sendo tomadas. Estávamos nós dois a caminho de Buenos Aires, na Argentina, para participação na feira latinoamericana de turismo, a FIT. A própria presença física do governador no evento, inclusive visitando o estande de Angra dos Reis e Ilha Grande, já é, por si só, uma demonstração de comprometimento e apreço dele para com o setor. Empreendedores do turismo como eu avaliam como positiva sua atuação até aqui e confiam que os anos que vêm por aí serão ainda melhores tendo em vista reflexos desta atuação no primeiro ano de gestão.

E por falar em positiva, foi também muito gratificante a presença e a participação de Angra e da Ilha Grande na feira FIT (foto), em parceria com a TurisAngra. O estande de Angra gerou grande interesse de operadores internacionais. Hoje o público argentino e também do Chile e do Uruguai são importantes para compor as receitas do setor durante o Verão brasileiro. Voltamos de Buenos Aires muito satisfeitos e otimistas em relação aos futuros resultados desta promoção que também terá seus efeitos no período de alta temporada.

__

(*) Dudu Miler é empresário do turismo náutico, com atuação nas cidades de Angra e Mangaratiba. É membro do Conselho municipal de Turismo de Angra dos Reis, dirigente do Angra e Ilha Grande Convention & Visitors Bureau (ACVB) e Amigo da Marinha.

  • Fotos: Divulgação / PMAR

Publicado antes nas edições impressas do Tribuna Livre (nºs 263/264)

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome