DROPS POLÍTICO: OS PRIMEIROS MOVIMENTOS OFICIAIS DA CAMPANHA ELEITORAL EM ANGRA

0
754

Começou na semana passada a temporada de convenções e acordos oficiais de campanha para a eleição deste ano em Angra dos Reis. Até aqui, a maioria dos prognósticos vai se confirmando mas, a poucas horas do encerramento do prazo de registro das candidaturas, ainda há espaço para surpresas.

Há uma semana, a cidade tinha 10 pré-candidatos a prefeito. O número pode não resistir até a quarta-feira, 16. Vamos aos movimentos sabidos até a hora de publicação desta coluna:

PSL TERÁ CANDIDATO PRÓPRIO
O PSL, partido pelo qual foi eleito o presidente Jair Bolsonaro (s/partido) e todas as atuais estrelas do bolsonarismo, terá candidato próprio em Angra. A legenda fez convenção e confirmou os nomes de Alexandre Buiú como candidato a prefeito e Thiago Santos como vice-prefeito. Buiú é um ex-fisiculturista e Thiago é conhecido no Frade por trabalhar no Bazar dos Pescadores, tradicional comércio do bairro. Jogo jogado aqui, o partido terá chapa puro-sangue, com 17 (!) candidatos a vereador.

ZÉ AUGUSTO MONTA ALIANÇA FORTE

Dr. Gumão e Zé Augusto
Com Otoni de Paula (D)

O vereador e ex-presidente da Câmara de Angra é o principal nome da oposição ao governo atual. Conseguiu montar uma coligação forte, com candidatos a vereador competitivos e legendas representativas como o Progressistas (ex-PP) e o PSD. Não foi por acaso que, na convenção, recebeu apoio público de nomes importantes como o deputado federal Otoni de Paula (bolsonarista) e o deputado estadual Jorge Filipe Neto (líder do PSD no Estado). O vice foi indicado pelo PSD e será o médico Dr. Gusmão. Zé Augusto tem até aqui, o melhor desempenho na pré-campanha.

CLAUDINHO SUSTENTA E AMPLIA A CANDIDATURA

Claudinho (D) mostra força na convenção PDT/PSB

Contra todos os boatos, o presidente da Câmara, Claudinho Pereira, sustentou sua candidatura a prefeito pelo PDT. E mais, conseguiu formalizar aliança com o PSB. Na convenção, com o Clube Vera Cruz lotado, mostrou que a campanha tem força e capilaridade. O apoio do ex-vice-prefeito Leandro Silva (presidente municipal do PDT) dá a Claudinho um bom palanque na região da Japuíba, terceiro maior colégio eleitoral da cidade. O vice será indicado pelo PSB e poderá ser uma mulher, preferencialmente evangélica.

PT CONSEGUE PROEZA
O Partido dos Trabalhadores, que tem candidatos a prefeito em Angra desde 1989 e é o partido mais vitorioso da cidade, tendo eleito quatro prefeitos (89/92/96/2012), terá novamente candidato. Será o professor Zequinha Miguel, filiado histórico da legenda. A proeza foi aprovar a aliança com o PSOL, que indicará como vice o também professor Elvis Rodrigues. Em quase todo o Brasil, alianças entre PT e PSOL tiveram dificuldades para serem formalizadas.

Dupla feminina: Rafaelle e Ivone

PRTB CONFIRMA RAFAELLE
A jovem Rafaelle Firmino, moradora da Japuíba, que também teve sua pré-candidatura ameaçada por boatos de desistência, confirmou a sua candidatura a prefeita pelo PRTB. Terá como vice a professora Ivone Gedião, indicada em chapa puro-sangue e com nominata de candidatos a vereador já indicados. É a primeira chapa 100% feminina na história da cidade.

O QUE AINDA VÊM POR AÍ…

  1. As indefinições
    Ainda estão indefinidas as posições de Soró Bombeiro (Podemos) e Vaguinho Robeles (DC). O PCdoB realiza convenção nesta segunda-feira, 14, e deve confirmar o nome da jornalista Jane Moté para prefeita.
  2. O Republicanos
    O partido que abriga os filhos do presidente Bolsonaro depois da malsucedida tentativa de criar uma nova legenda, em 2019, havia sinalizado apoio a Fernando Jordão. Só que aceitou de volta a filiação do médico Christiano Alvernaz. Na melhor definição de ‘cristianizar‘, Alvernaz pode não ser o candidato viável da legenda.
  3. O vice de Fernando Jordão
    Daí que, se Alvernaz não vingar como plano A do Republicanos, ele se tornaria o plano B de Fernando (MDB), que abriria espaço para recebê-lo como opção de vice-prefeito e sacramentando, de um turno, a retirada de um adversário potencialmente incômodo, e a bênção do clã Bolsonaro. Só precisa combinar a estratégia com os eleitores, porque os primeiros indicadores são de rejeição à fórmula.

(*) Klauber Valente é jornalista e editor do Tribuna Livre. É pós-graduado em Administração Pública pela FGV/RJ e foi presidente da Fundação de Turismo de Angra dos Reis de 2015 a 2016.

Fotos: Reprodução/Divulgação

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/tribuna-livre-tera-manual-de-conduta-para-cobertura-das-eleicoes-municipais/

Nenhum Comentário