Como previsto na coluna e fato claramente anunciado pelo próprio prefeito angrense, Fernando Jordão (PL) — um amante de privatizações, começou a modelagem para a venda dos serviços de água e esgoto. Desde o início do ano, após a encampação da Cedae, este é o próximo passo. Incapaz de gerir bem um serviço que o próprio prefeito criou, em 2001, agora o município vai se livrar do ‘problema’ e obrigar a população a pagar a conta. Semanalmente, a coluna ‘Drops Político’ registra movimentos políticos em Angra e tenta entender o jogo do poder.
1. Adeus Saae
Na semana passada, o Drops registrou que Felipe Larrosa foi levado para o Serviço de Água e Esgoto de Angra (Saae/AR) para conduzir sua privatização. No próximo dia 29, às 18 horas, uma audiência pública vai tratar especificamente da concessão dos serviços públicos de abastecimento de água e esgoto na cidade, abrindo oficialmente a contagem regressiva até a venda. Como Jordão tem mandato até 2024 apenas, a negociação precisa ser concluída antes disso.
2. Querem pegar o pato
Quem anda com as orelhas quentes é o secretário de Desenvolvimento Social de Angra, Eduardo ‘Pato Rouco’. Os vereadores Jorge Eduardo (PATR) e Jane Veiga (MDB) querem a cabeça do homem a qualquer custo para indicarem ainda mais afilhados para cargos e contratos temporários. Enquanto vai sendo fritado sem nenhuma defesa do governo, diz-se até que Eduardo teria esticado as férias para tentar ser esquecido pelos dedicados parlamentares e evitar de ‘pagar o pato’. A conferir.
3. Missão difícil
O prodígio angrense Paulo Rabha de Mattos, filho do ex-vereador Paulo Mattos (já falecido), foi escolhido pelo procurador-geral de Justiça do Estado do Rio, Luciano Mattos, para a força-tarefa do Ministério Público estadual que acompanhará as investigações sobre os mandantes dos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorridos em 2018. Outro seis promotores de Justiça do MP/RJ farão parte do grupo. A orientação do chefe do MP é dar prioridade ao caso, que agora dispõe de auxílio do Ministério da Justiça e da Polícia Federal.
4. Cabide pesado
Depois de o jornal ‘A Cidade’ revelar que organizações sociais (OS’s) em Angra têm contratos que somam mais de R$ 200 milhões por ano, parece claro que o governo de Angra mascara despesas com pessoal, empurrando contratados nas OS’s e outras empresas prestadoras de serviço. É muita gente contratada.
Não raro até vereadores usariam este expediente para contratar ‘assessores’ de forma indireta nestas empresas, sob as bênçãos da secretaria de Governo de Angra. Como não há fiscalização, estes ‘assessores’ prestariam serviços nos próprios gabinetes, em clara violação de função.
5. Aula de boa política
Com postura discreta no último processo eleitoral para a presidência na sua cidade, o prefeito Vidal (MDB), de Paraty, colheu frutos da boa política no giro que fez por gabinetes em Brasília na semana passada. Uma das conversas mais demoradas foi com o ex-deputado e ex-presidente da Assembleia do Rio, André Ceciliano, hoje na secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República. Ceciliano tá com a mão na maçaneta da porta de Lula e um aliado importantíssimo do Rio. Vidal voltou com boas coisas para sua cidade.
6. Na mira
O deputado federal Sargento Portugal (Podemos) pediu a demissão do comandante do 33º Batalhão da PM em Angra, tenente coronel Robson Nunes, após os dois confrontos com mortes de policiais ocorridos na cidade. Segundo Portugal, haveria falhas no policiamento agravadas por ações do comando.
FRASE DA SEMANA | “Houve um tempo em que o 8 de março era comemorado com distribuição de flores, enquanto os outros 364 dias do ano eram marcados pela discriminação, o machismo e a violência.” | Do presidente Lula (PT), no evento do Dia da Mulher.
(*) A coluna ‘Drops Político’ também é publicada na edição impressa do jornal Tribuna Livre.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.