A coluna Drops Político registra bastidores da política na Costa Verde

A pré-campanha chegará ao fim esta semana com a definição dos candidatos a receberem o voto do eleitor em outubro. Na Costa Verde, o número de aspirantes a deputado federal e estadual será recorde. Quase uma dezena deles estarão por aí disputando espaço e atenção com os de fora da região que sempre vêm pescar votinhos para assegurar vitória. As definições da undécima hora são os destaque da semana na coluna ‘Drops Político’.

Só falta colocar o guizo no gato
As direções nacionais do PT e do PSB sinalizaram ao público que Alessandro Molon (PSB) não levará adiante sua candidatura ao Senado, aliás já homologada em convenção. O balde de água fria chega na mesma semana em que Molon surpreendeu ao aparecer em primeiro lugar, no empate técnico com o senador Romário (PL), na pesquisa Real Big Time divulgada na quarta-feira, 27. Se Molon for realmente ‘desistido’ pelos colegas de partido, Romário já pode encomendar o terno da posse.

Angra passando vergonha pelo ‘mito’
Angrenses que responderam a uma enquete malfeita liderada pelo policial militar Greg Duarte no Centro da cidade acabaram passando vergonha ao terem resultado da ‘pesquisa’ tratado como uma fake news gigante. Aliados do presidente usaram o resultado de 69% a 31% obtido na simulação como argumento para dizer que são falsas as pesquisas que dão ao ex-presidente Lula (PT) a liderança em sondagens nacionais verdadeiras. Desnecessário dizer que uma coisa nada tem a ver com outra.

Aliás e a propósito
Alheio a este tipo de bobagem que circula no esgoto do bolsonarismo, o ex-presidente Lula parece cada vez mais confortável na função de ‘próximo presidente’. Esta semana, em entrevista exclusiva à rádio Costazul FM, o cientista político Alberto Carlos Almeida cravou que, em condições normais, não deverá haver alteração nas posições de Lula e Jair Bolsonaro (PL). O presidente vai perder a eleição, previu.

Marcelo Freixo e o ex-prefeito César Maia | Foto: Pedro Paulo Prado

Aliança fechada
O deputado federal Marcelo Freixo (PSB) e o vereador Cesar Maia (PSDB) confirmaram a chapa que vai concorrer ao governo do estado em 2 de outubro. Cesar Maia será o candidato a vice-governador na chapa com Freixo. Maia resistiu aos apelos do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), que teme que a eleição da dupla frustre seu desejo de ser governador em 2026. Para Freixo, “esta não é uma aliança fisiológica. Nosso diferencial é trabalhar com gente competente. Tenho muito respeito por todos e por nossa formação”, disse ele. Jogo jogado!

Risco calculado
O risco de incidentes envolvendo os candidatos a presidente da República é medido pela Polícia Federal com base em critérios de exposição, agenda e desempenho. A escala de risco varia de 0 a 5. Nesta classificação, por exemplo, Jair Bolsonaro (PL) apresenta risco nível 3, enquanto que o ex-presidente Lula (PT) está no nível 5 de risco. Lula será o presidenciável com maior número de seguranças, de acordo com a PF. Não por acaso, no Rio, ao falar num palanque na Cinelândia, usava colete à prova de balas.

Grandes reuniões
A candidatura de Veníssius, já homologada em convenção, segue aglutinando apoios e liderando grandes encontros de apoiadores. Esta semana foram dois: um liderado pelo vereador Branco (PSD) e o ex-vereador José Antônio Gomes (2009/16), em torno do deputado estadual Jorge Felippe Neto (Avante); e outra, na sexta-feira, convocada pela própria equipe de Veníssius, em favor do deputado estadual Rodrigo Bacellar (PL), eminência parda do governo Cláudio Castro (PL).

Devagarinho
E sem muito alarde, o prefeito Fernando Jordão (PL), criou mais dois cargos em comissão, ambos de livre nomeação, para a secretaria de Desenvolvimento Regional. A justificativa é que a secretaria tem o terceiro maior orçamento do município e carecia de um setor de gerência adequado ao trabalho. Tá bom, a gente acredita. A Câmara não pestanejou e aprovou, claro, em sessões extraordinárias.

Petistas consideram que vitórias de Lula no Nordeste, São Paulo e Minas resolvem a eleição.

(*) A coluna ‘Drops Político’ é publicada na edição impressa do jornal Tribuna Livre. | Parte deste conteúdo foi publicado na edição nº 356

Fotos: Divulgação

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/eleicoes-2022-com-nomes-ja-descartados-pesquisa-da-vantagem-a-claudio-castro/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome