O Dia Nacional do Motociclista, comemorado em todo o país em 27 de julho, não vai passar discretamente em Angra dos Reis. A cidade receberá, de 25 a 28, mais uma edição do Angra Moto Fest, na Praia do Anil, para a celebração de um estilo de vida em duas rodas. Nos quatro dias do evento (de quinta a domingo), o público poderá assistir a 13 shows de rock. Serão dois shows na quinta-feira (25), três na sexta-feira (26), seis no sábado (27) e dois no domingo (28). As bandas Faixa Etária e Fevers tocam na noite do sábado, mas a programação começa às 14h.
Com uma frota de 26,5 milhões de motocicletas, o Brasil tem mais motos do que carros em 45% das cidades, principalmente no Nordeste. A expansão do motociclismo no Brasil também impulsionou o turismo regional, defendido pelo Ministério do Turismo: os motociclistas são pioneiros em movimentar a atividade turística entre as cidades na baixa temporada. O Dia do Motociclista foi unificado no Brasil em 1998 por iniciativa da Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM).
Com um novo repertório, a banda Faixa Etária fará uma homenagem especial aos motociclistas no seu dia. O show começa às 20 horas, com grandes clássicos do rock e efeitos especiais.
— Vamos buscar retribuir o carinho que os motociclistas têm com a banda ao longo de tantos anos. Vamos levar para o palco o som que eles curtem — antecipou a vocalista Zell Palmar, da Faixa Etária.
— Vamos festejar em grande estilo o Dia Nacional do Motociclista e ao mesmo tempo a conquista pela Ilha Grande do título de Patrimônio Mundial da Humanidade, juntamente com Paraty. Os motociclistas poderão aproveitar o evento para visitar a ilha — convida o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão (MDB).
O Dia do Motociclista foi comemorado pela primeira vez em São Paulo em 1982, por iniciativa do então deputado Alcides Franciscatto. Ele atendeu à sugestão de Rogério Gonçalves, na época proprietário de uma concessionária em Sorocaba (SP), que desejava homenagear seu amigo, o mecânico de motos e motociclista Marcus Bernardi, falecido em 27 de julho de 1974. No Estado do Rio, o Dia do Motociclista foi oficializado em 19 de abril de 2001 por decreto do então governador Anthony Garotinho, que atendeu a uma indicação da ex-deputada Solange Amaral.
Fotos: Divulgação + Wagner Gusmão/PMAR
GOSTOU DESTE TEXTO?
Assine o jornal Tribuna Livre e receba a edição impressa. Clique aqui.