Detran/RJ alerta para golpes em notificações de multas e IPVA

0
76

Detran/RJ não envia notificações por e-mail ou SMS | Foto: Divulgação/GRJ

O Detran do Rio de Janeiro emitiu um alerta sobre tentativas de golpe envolvendo notificações falsas de multas e sites fraudulentos que imitam a página oficial do órgão. De acordo com o Departamento, não são enviados avisos sobre infrações de trânsito ou de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por e-mail ou SMS. Caso o motorista receba este tipo de comunicação, trata-se de uma fraude que pode resultar em pagamentos indevidos.

As notificações oficiais de infração são encaminhadas apenas por carta registrada ao endereço cadastrado pelo usuário. Além disso, o site oficial do Detran/RJ é o único canal confiável para consultas e serviços. O órgão alerta que sites com endereços semelhantes são falsos e podem induzir o usuário a pagar cobranças indevidas. Para quitar multas, taxas de licenciamento e outros débitos, o procedimento correto é acessar o site do Bradesco, nas abas “Produtos e Serviços” >“Pagamentos”.

A secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) também emitiu um alerta sobre golpes envolvendo o IPVA. Segundo o órgão, criminosos têm criado sites fraudulentos que copiam a identidade visual da Sefaz-RJ para enganar contribuintes.

Para este ano, o único canal oficial para emissão do Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (DARJ) é o hotsite da Sefaz-RJ, no endereço https://ipva2025.fazenda.rj.gov.br. A recomendação é digitar o link diretamente no navegador, evitando acessar páginas encontradas em mecanismos de busca, que podem direcionar para sites falsos.

A Sefaz-RJ reforça que não envia boletos de pagamento nem entra em contato com os contribuintes por telefone, e-mail, SMS ou aplicativos de mensagens.

Motoristas podem verificar multas e outras pendências do veículo por meio do Posto Digital do Detran.RJ, acessível pelo site https://servicos.detran.rj.gov.br ou pelo aplicativo oficial disponível nas lojas digitais. O órgão ressalta que acessar links fraudulentos pode resultar em prejuízos financeiros, roubo de dados pessoais e até danos a dispositivos eletrônicos.

Em caso de suspeita de golpe ou dúvidas, o Detran.RJ orienta que os cidadãos entrem em contato com a Ouvidoria nos telefones: (21) 2332-0438 e (21) 2321-0450. Para dúvidas sobre o IPVA, os contribuintes podem buscar atendimento pelo e-mail ipva.atendimento@fazenda.rj.gov.br ou pelos telefones (21) 2334-2620, 2629, 4637, 4440, 2584 e 4931

TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.