O deputado federal Antonio Biscaia (PT-RJ) solicitou audiência ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB/SP), em nome dos demais 32 parlamentares que apóiam a proposta, para tratar da tramitação do chamado projeto “Ficha Limpa”, projeto de lei complementar que proíbe candidaturas de pessoas condenadas por crimes graves. O projeto é um dos poucos (senão o único) de autoria popular a tramitar na Casa.
Segundo Biscaia, o projeto foi anexado a outras ideias que tratam de mudanças na Lei de Inelegibilidades. O grupo pedirá a Temer que acelere votação da proposta, considerando a grande representatividade da sugestão de iniciativa popular, que colheu mais de 1,3 milhão de assinaturas em todo o país.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que coordenou a coleta de assinaturas ao projeto, também solicitou audiência ao presidente da Câmara, para os representantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, órgão ligado à Comissão Brasileira de Justiça e Paz da CNBB.