O Ministério da Saúde divulgou ontem a lista das cidades em estado de alerta devido à infestação pelo mosquito Aedes aegipty, transmissor da dengue. Angra dos Reis está entre as 12 cidades do Estado com índice de infestação acima de 1%, o que recomenda o reforço das ações de prevenção e o estado de alerta. Com índice de 1,2%, Angra está, no entanto, bem melhor que cidades como Queimados (3,3%), Duque de Caxias (3,0) e o próprio Rio de Janeiro (2,9%).

Na região Sudeste, entre os 69 municípios que realizaram o Levantamento de Infestação (Lira), 4 estão em situação de risco de surto (o Rio, inclusive), 46 em alerta (Angra, por exemplo) e 15 em condições satisfatórias (Volta Redonda, Barra Mansa e Resende na lista).

Em comparação com 2008, cresceu o número de cidades em situação de alerta. Angra, por exemplo, no ano passado tinha índice de infestação de 0,2%. Entre os fatores que podem ter causado a oscilação está o alto índice de chuvas registrado em algumas regiões do Estado. A recomendação do Ministério é a mesma a todas as cidades: reforço na vigilância e combate aos focos de reprodução do mosquito. Desde o fim da epidemia de gripe suína, a Fundação Municipal de Saúde de Angra já vem realizando ações de prevenção à dengue.

Para saber mais sobre o índice de infestação é só acessar o portal do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome