Cresce procura pelo atendimento de defesa do consumidor da ALERJ

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O número de consumidores que procurou a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio (Codecon) no primeiro semestre deste ano aumentou 15% em comparação com o mesmo período do ano passado. A informação é do deputado estadual Luiz Martins (PDT), que preside a comissão.

Até o final de junho, 5.692 pessoas procuraram o Codecon em busca de direitos. Em 2016, o número não havia chegado ao 5 mil no mesmo período. Segundo Martins, um dos motivos para o crescimento foi a atuação do ônibus do consumidor (foto), que percorre o Estado com o serviço.

No primeiro semestre de 2016 foram feitos 1.179 atendimentos no serviço itinerante da Codecon e este ano, 2.456. Além das queixas, o ônibus é equipado com salas para promover conciliações rápidas entre reclamantes e reclamados. Um dos objetivos da Codecon é evitar a judicialização dos casos. Ou seja, só se recorre à Justiça quando não há chance de entendimento.

O setor de telecomunicações continua sendo o mais demandado, com 1.366 queixas este ano. 24% do total. Já o setor financeiro foi o segundo do ranking, com 756 registros. Órgãos públicos ficaram na terceira colocação, com 467 casos (8,2%). No ano passado, essa posição era das lojas de departamentos.

— Conseguimos acordos em cerca de 80% dos casos, o que evita que os casos sigam para a Justiça e agiliza a solução dos problemas — declarou o deputado pedetista Luiz Martins.

A Codecon presta atendimento gratuito e caso não haja resposta da empresa ou entendimento das partes, alguns casos pode virar ações judiciais. O serviço funciona na rua da Alfândega, 8, no Centro do Rio. Mais informações pelo telefone 0800-282-7060.

Fotos de Divulgação

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Esta matéria foi publicada antes na edição nº 190 do Tribuna Livre.

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